SP amplia conexão aérea e anuncia voos regulares em aeroportos regionais
Operados pela Azul Linhas Aéreas, voos ligarão Campinas aos aeroportos de Franca e Barretos
Secretaria de Turismo e Viagens de SPOs aeroportos de Franca, no nordeste do estado, e da Estância Turística de Barretos iniciam, a partir deste mês, operações com voos regulares comerciais, conectando-os ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Este, por sua vez, oferece mais de 160 voos diários diretos para outros 74 destinos, incluindo internacionais, como Orlando e Fort Lauderdale, na Flórida, além de Paris e Lisboa.
O voo inaugural de Franca para Campinas será realizado no sábado, 14 de dezembro. O aeroporto passou por melhorias significativas, incluindo a instalação de equipamentos para pousos por instrumentos e a homologação pela Força Aérea Brasileira. As operações ocorrerão às segundas e sextas-feiras.
Já os voos de Barretos começam no dia 17 de dezembro, com decolagens às terças e aos sábados. Ambos serão realizados em aeronaves Cessna Grand Caravan.
“O estado de São Paulo avança para alcançar a maior conectividade aérea de sua história. Desde os primeiros dias deste governo, sob a liderança do nosso governador Tarcísio de Freitas, tomamos medidas para estimular o setor, como a redução do ICMS sobre o combustível de aviação”, afirma o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
Atualmente, São Paulo conta com dez aeroportos regionais com voos comerciais regulares: São José dos Campos, Araraquara, Franca, Barretos, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, Ribeirão Preto e Bauru-Arealva. Além de Congonhas, Guarulhos, Viracopos.
Franca é conhecida por seu forte polo de calçados, agroindústria, lapidação de diamantes e tecnologia. No aspecto turístico, os atrativos são diversos, abrangendo museus, parques de exposições, turismo religioso e de compras. Para os entusiastas de atividades ao ar livre, como contemplação da natureza, praias de areia branca e água doce, ciclismo e observação de aves, vale visitar o município vizinho de Rifaina, situado a pouco mais de 50 minutos de distância.
“Os voos em Franca são mais uma conquista da Rede VOA, fruto de um intenso trabalho de homologação e modernização do aeroporto”, destaca Marcel Moure, CEO da Rede VOA.
Barretos, conhecida internacionalmente pela Festa do Peão de Boiadeiro, atrai milhares de turistas anualmente e é um importante centro do agronegócio e do turismo rural. A conexão com Viracopos promete facilitar o acesso dos visitantes, estimulando ainda mais o setor. Além disso, Barretos está localizada a apenas 40 minutos da estância de Olímpia.
A ampliação das conexões aéreas no interior paulista representa um passo estratégico para o desenvolvimento econômico das regiões atendidas. Ao facilitar o trânsito de pessoas e mercadorias, os voos regulares reforçam a posição de Franca e Barretos como polos econômicos e turísticos. A integração com Viracopos, um dos principais hubs do Brasil, cria oportunidades para conexões internacionais e maior competitividade no cenário global.
Fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=4837&cod_menu=4837