27/12/10 11h24

Sovena projeta aumento de 25% nas vendas de azeites

DCI

O ano de 2011 para os produtores de azeite promete ser especial. A expectativa das marcas é de que o setor chegue ao início de 2012 com a demanda 100% maior do que o registrado em 2004. Entre os motivos está a queda de preços do produto e a elevação da renda do brasileiro. Uma das empresas que aposta nesse desempenho é a Sovena, que detém a marca Andorinha no Brasil. A perspectiva é otimista e real, pois segundo dados da empresa, as vendas em 2010 se elevaram em quatro vezes em comparação ao volume comercializado naquele ano e 40% em comparação ao ano passado.

A companhia ocupa a segunda posição em vendas no mercado internacional e tem como meta de médio prazo tornar-se a líder mundial no mercado de azeites. Segundo o gestor de Mercado da Sovena para América latina, Nuno Miranda, as vendas desse produto cresceram 40% até outubro deste ano em comparação a igual período do ano passado. "O volume em faturamento no Brasil ainda não está próximo ao que se obtém nos países da Europa, porém é o mercado de maior crescimento e por isso é a segunda principal região para nós", afirmou.

A previsão de Nuno é de que até 2012 o mercado brasileiro de azeites, dobre de tamanho em relação a 2004. "Desde aquele ano nossas vendas cresceram 400%" afirmou ele. A Sovena, com a marca Andorinha, é detentora de 11% de market share no Brasil. A meta da companhia para 2011 é de incremento de 25% nas vendas, isso considerando crescimento de 12% do mercado, porque o executivo afirma que a projeção da empresa é estar sempre 50% acima das vendas do setor. A Sovena é uma empresa do grupo português Nutrinveste.