Souvie inova com cosméticos orgânicos em SP
Valor EconômicoO Brasil é o quarto maior mercado mundial de produtos de higiene pessoal e beleza. Se o potencial de crescimento é grande para quem atua no setor, a concorrência é ainda maior. E composta, em sua grande maioria, por gigantes globais e também indústrias nacionais de grande porte.
Diante desse cenário, como um novo empreendedor pode se destacar? A resposta está no foco e na aposta de produtos de nicho. A paulista Souvie, fundada em dezembro de 2015, em Itupeva (SP), investiu R$ 30 milhões no negócio especializado na produção de cosméticos orgânicos certificados, algo pouco usual no Brasil, mas avançado na Suíça e na Alemanha.
A Souvie iniciou sua operação com foco nas gestantes, evoluiu para produtos para recém-nascidos e, a partir desse mês, para itens de uso do público geral. O sonho de seus sócios-fundadores Breno Bittencourt Jorge (CEO) e Caroline Villar (diretora de negócios) é cuidar da fisiologia da pele em todos os ciclos da vida do homem - do nascimento à velhice. "Nossa proposta é oferecer produtos orgânicos certificados com qualidade e performance tão bons ou melhores que os cosméticos convencionais importados", diz Caroline.
Isso explica o desenvolvimento de linhas de produtos a partir das "fases da vida". Atualmente, a marca tem mais de 120 produtos elaborados. Dos lançados, hoje a Souvie trabalha com duas linhas: gestante (nove produtos como o óleo vegetal corporal e creme preventivo de estrias) e recém-nascido (quatro produtos).
O best-seller é o Sérum Facial Clareador Orgânico Certificado, que promete alimentar a pele do rosto e prevenir o aparecimento de manchas escuras típicas da gestação. Nesse mês, a empresa lança a Linha Ser+ com nove produtos para uso do público em geral.
O aporte que a dupla fez na empresa foi usado no desenvolvimento das linhas, na obtenção da certificação Ecocert, na construção de uma fábrica sustentável, na estratégia de branding e em contratações. Sobre as matérias-primas, a Souvie também possui uma fazenda própria em Bom Sucesso de Itararé, interior de São Paulo, onde cultiva e processa grande parte dos ingredientes orgânicos que compõem seus produtos.
Todo o restante fornecido por terceiros é rastreado pela certificadora Ecocert, que comprova a origem, qualidade e o processo de produção desses ingredientes. Muitos deles são importados e possuem o selo de ingredientes orgânicos. "Queremos mostrar ao nosso público que, com a nossa biodiversidade nacional aliada à tecnologia, somos capazes de produzir cosméticos superiores aos encontrados no mercado mundial", afirma Caroline.
De acordo com os fundadores, o faturamento da Souvie neste primeiro ano de operação será de R$ 9,2 milhões. A marca é vendida on-line, em lojas especializadas e na rede gaúcha de farmácias Panvel.