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Sorvetes inovam para não sair de cena

Gazeta Mercantil - 24/05/2007

Fabricantes não querem assistir à queda do consumo no inverno e investem em sabores diferenciados. Não tem jeito. Chega o inverno e o consumo de sorvetes chega a cair até 55% no Brasil, diferentemente do que ocorre em outros mercados. Para evitar a debandada de consumidores as empresas investem em novos sabores e formatos. "Nesta época apostamos em sabores mais cremosos, com chocolate e leite", afirma o diretor de marketing da Kibon (Unilever), Alexandre Bouza. Seguindo esse conceito, a Häagen-Dazs (General Mills) apresenta dois novos sabores para o inverno, o Black Forest Gâteau e o Vanilla Caramel Brownie. Para o lançamento foi investida uma verba de R$ 1,5 milhões (US$ 737,5 mil), o que inclui anúncios em revistas, comerciais em TV aberta e fechada, além de um merchandising no programa "O Aprendiz", que vai ao ar pela Rede Record. Toda a campanha foi de responsabilidade da TBWABR e a verba total para 2007 é de R$ 4 milhões (US$ 1,97 milhão). "O nosso objetivo em 2007 é crescer 50% no volume de vendas e o lançamento de novos sabores no inverno faz parte da estratégia da empresa para obter esse resultado", afirma o gerente de marketing da General Mills, Marcos Scaldelai. Entre os lançamentos da Kibon para o inverno deste ano está a reedição de um clássico, o picolé Napolitano, que reúne os sabores nata, chocolate e morango. Além disso, o Magnum ganha a versão Praliné, com amêndoas e gianduia. Na linha Fruttare chega o Frutas Vermelhas a base de leite. A linha Chocolates foi feita especialmente para os consumidores "loucos" por chocolate. Para os "chocólatras", a empresa lança o Três Sabores, que reúne em um só pote os sabores chocolate ao leite, meio amargo e branco. Com essas novidades, a Kibon tem como objetivo crescer 10% neste inverno, em relação ao mesmo período do ano passado. O mercado de sorvetes tem apresentado crescimento de 8% a 9% ao ano. Já a Nestlé apostou na manutenção dos lançamentos de verão para o inverno. Segundo o gerente executivo da unidade de sorvete da Nestlé, Martin Paillot, a Nestlé chega ao inverno deste ano com 27 produtos a mais do que no ano passado. "Com isso, nossa perspectiva é ter um crescimento de 25% no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado", conta Paillot. Correndo por fora, a Sadia apresenta uma extensão da linha Miss Daisy, o Frozen Mousse nos sabores Chocolate com Raspas de Chocolate, Maracujá e Chocolate com Coco.