23/08/12 14h01

Sorocaba será a primeira cidade do interior de São Paulo com três Etecs

Diário de Sorocaba

Entre os principais investimentos da Prefeitura para aumentar as oportunidades de qualificação profissional, uma parceria da administração municipal com o Governo do Estado transformará Sorocaba na primeira cidade do interior de São Paulo a contar com três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). A unidade se localizará no bairro Parada do Alto e as obras para sua instalação estão na fase final, com a expectativa de estarem concluídas até o final deste mês.

A nova Etec vai oferecer cerca de 800 vagas para os cursos de Automação Industrial, Autotrônica, Instrumentação e Equipamentos Industriais e Manutenção Automotiva. Mantida pelo Centro Paula Souza, a escolha dos cursos foi em razão das características das indústrias instaladas em Sorocaba, que devem se intensificar agora com o funcionamento do Parque Tecnológico e atração de novos investimentos, como a Toyota e as empresas sistemistas, por exemplo.

A Etec funcionará no prédio da antiga EE "Profª Josefa Rodrigues Fernandes", que está sendo completamente reformado e adaptado pela Prefeitura de Sorocaba. O espaço terá total acessibilidade (incluindo um elevador).

A terceira Etec de Sorocaba terá seis salas de aula e Comandos Elétricos; Eletrônica Analógica e Potenciais; e 12 laboratórios: Comando Lógico Programado (CLP) e Redes Industriais; Máquinas Controle de Instrumentações e Sinais; Eletricidade; Célula Robotizada; Ciências; Instrumentação Pneumática; Instrumentação Analítica; Instrumentação Protocolo Hart; e dois de Informática; biblioteca; dependências administrativas e de apoio.

MAIS DE 6 MIL VAGAS - As parcerias da Prefeitura de Sorocaba com o Governo do Estado ampliarão de 2.300 para mais de 6 mil as vagas dos cursos de Ensino Técnico e Tecnológico na cidade. Além da terceira Etec, o Estado já havia ampliado as vagas e criado novos cursos profissionalizantes nas Etecs "Fernando Prestes" e "Rubens de Faria e Souza", e a ampliação do campus local da Faculdade de Tecnologia (Fatec).

Na ocasião do início das obras da terceira Etec, o prefeito Vitor Lippi destacou a ampliação das vagas dos cursos técnicos, tecnológicos e profissionalizantes no município, como importantes para o novo momento que o Parque Tecnológico representará para a economia de Sorocaba e região."Os jovens terão mais oportunidades para a qualificação profissional e emprego, acompanhando o desenvolvimento econômico da cidade. Os novos cursos serão alinhados com a demanda das indústrias que estão chegando à cidade, como a Toyota e outras", disse na época.

Em outra parceria, o Governo do Estado deve iniciar em breve o programa de qualificação 'Via Rápida do Emprego', que são cursos profissionalizantes de curta duração, realizados a partir de um modelo semelhante ao desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba na Universidade do Trabalhador e do Empreendedor (Unite).

A propósito, a Prefeitura também constrói uma terceira Unite na Vila Barão, que, somada às unidades Éden e Seminário, deve aumentar de 6 mil para 20 mil o número de alunos formados por ano em cursos rápidos de qualificação profissional. Em breve, Sorocaba também contará com uma segunda escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).