01/06/16 12h52

Sorocaba receberá grandes nomes da logística e do comércio exterior

Profissionais do setor tem encontro marcado em evento no Parque Tecnológico da cidade. Logística Especial para as Pás Eólicas, uma das forças exportadoras na Região, será um dos temas debatidos

GPA Mais
Download Divulgação

O evento será realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba

A Região Metropolitana de Sorocaba vem atraindo olhares de empresários e executivos com interesse em negócios internacionais nas cidades locais. A Região é a que vem apresentando os maiores índices de crescimento, acima da média estadual paulista, nos últimos anos. Os índices positivos, mesmo em tempos de crise, não param por aí.

São dados relevantes como 10 bilhões de dólares em exportação com 790 produtos enviados para 183 destinos diferentes, através de setores como o de alta tecnologia, fármacos, veículos, máquinas/equipamentos e energia eólica. Responde por 0,5% do PIB Nacional (só Sorocaba), em uma Região Metropolitana (RMS) com PIB de mais de R$ 50 bilhões e responsável por 4% do PIB estadual. Os dados recentes são do Investe SP, do MDIC e da Prefeitura de Sorocaba.

Neste cenário, nesta quinta-feira, 02 de junho, o Parque Tecnológico da cidade receberá o “Logística & Sorocaba”, um encontro reunindo autoridades nos temas logística e comércio exterior, debatendo o setor. “Equipamentos urbanos de logística como o Aeroporto de Viracopos e o Porto de Santos estarão presentes discutindo suas operações junto aos embarcadores da região, usuários desses serviços. Novas tecnologias e legislações completam o debate, que terá ainda muito networking e negócios”, destaca Nilo Peralta, diretor da GPA+, organizadora do encontro.

Logística de Pás Eólicas – A TECSIS, principal fabricante de pás personalizadas para turbinas eólicas, debaterá os desafios para a logística dessas gigantes peças. A empresa está posicionada entre as 70 empresas brasileiras que mais exportam seus produtos; e colocada na 21ª posição entre as maiores exportadoras do Estado de São Paulo, segundo o Anuário 2010 da Revista Comércio Exterior. Detém ainda cerca de 15% das vendas mundiais de pás para parques de geração de energia eólica, excluindo a China.

Em Sorocaba, a produção de pás eólicas é feitas pelas empresas Tecsis (com nove plantas na cidade e outras duas em Itu) e Wobben Windpower (que também possui unidades no Ceará e Rio Grande do Norte). De acordo com o DER, o volume anual de produção previsto para os próximos anos é de 1.500 pás.

Força dos apoiadores e patrocinadores – O Logística & Sorocaba possui uma gigante força latente com os apoios da Prefeitura de Sorocaba, dos CORREIOS, da ABRALOG (Associação Brasileira de Logística), do Sindasp(Sindicato dos Despachantes Aduaneiros), da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região, da Asa Express, da UNISO, da Jauser Cargo e do CLUB (Centro de Logística Urbana do Brasil), da INOVA Sorocaba - Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba e do Parque Tecnológico de Sorocaba. O patrocínio tem as assinaturas da EADI Aurora, da ELOG, da MK Logística e do Grupo V.Santos. O Porto de Santos é a marca de valor de destaque do evento. A organização é da GPA+, que possuir o expertise em eventos do gênero.

Mais de 20 Expositores – Entre os expositores do evento estarão MK Logistics, Eadi Aurora, Grupo V. Santos, Elog, Infinity Aduaneira, Assecex, Correios, Inova Sorocaba, Prefeitura de Sorocaba, Jauser Cargo, Asa Express, Grupo Panna, ACSO, Rede Nacional INN, Fatec, UNISO, CODESP/ Porto de Santos, SINDASP, Gandini e Parque Tecnológico de Sorocaba.

Ficha Técnica:

Logística & Sorocaba
Data: 02/06/2016
Local: Parque Tecnológico de Sorocaba
Conferência e Exposição de Serviços
Entrada Franca e Estacionamento Gratuito
Programação oficial, credenciamento e informações: www.roadlogshow.com.br