08/03/12 14h03

Sorocaba poderá ser uma nova Campinas

Viva Cidade

Há alguns anos seria pretensioso dizer que Sorocaba poderia um dia tornar-se uma nova Campinas, em termos de desenvolvimento econômico. Pois bem, esse dia está chegando e prova disso é a "avalanche" de empreendimentos que Sorocaba receberá até a Copa do Mundo de 2014.

Somente no setor supermercadista, recentemente, foi inaugurada uma loja da Rede Sonda, em um shopping center na Zona Norte. A rede também estuda implantar uma loja na Zona Sul. Outro investimento vem do atacadista do grupo Roldão, que já estuda uma segunda loja. A rede Oba já inicia as obras do seu novo prédio na Av. Antônio Carlos Cômitre. Redes como Carrefour, Walmart e Russi intencionam instalar novas unidades na cidade.

No setor de shopping centers, a explosão é ainda maior. Pelo menos dois grupos, Aphaville (Votorantim) e Magnum (Zona Oeste de Sorocaba), disponibilizam áreas para shoppings de conveniência em seus projetos. Outro empreendedor de shoppings estuda áreas no Wanel Ville, também no Oeste da cidade.

Já confirmados, o Plaza Shopping Itavuvu inaugura seu centro comercial com visual de alto padrão e ar condicionado no centro nervoso da Zona Norte. Tão rápido quanto os shoppings Cidade e Cheda aceleram suas construções, sendo que o primeiro chega ao quinto pavimento de sua estrutura e o segundo, ao terceiro. Iguatemi, Sonae, Saphyr e CBV também já têm projetos concluídos. Somente esses últimos deverão trazer pelo memos 800 novos estabelecimentos comerciais à cidade.

No setor hoteleiro, pelo menos quatro hotéis deverão ser inaugurados até 2014. Destes, pelo menos três deverão ser construídos na Zona Leste e outro na Zona Sul. Um quinto empreendimento estaria sendo estudado para a Zona Norte.

Além dos hotéis, já em 2013 deverão ser inaugurados simultaneamente oito prédios comerciais com mais de 8 pavimentos na Zona Sul e mais quatro prédios do gênero na Zona Leste.

No setor de materiais de construção civil, recentemente a loja Di-Cicco, localizada na Zona Sul, recebeu um "banho de loja" com reforma completa, já esperando a inauguração de dois empreendimentos: Leroy Merlin e C&C, ambos a menos de 2 km de distância.

Para que sejam justificados tantos investimentos em empreendimentos comerciais, Sorocaba se prepara para receber de uma só vez 16 grandes empreendimentos industriais e de tecnologia. Somente a Toyota trará 13 investidores diretos. Em Junho será inaugurado o Parque Tecnológico que terá o suporte de diversas instituições de ensino e importantes órgãos governamentais.

No setor aeronáutico, investimentos que podem ultrapassam os R$ 50 milhões irão "turbinar" o aeroporto estadual de Sorocaba, sendo o principal realizado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) para implantar um centro de serviços para jatos executivos. Já o governo do estado vai ampliar a pista e realizar reformas estruturais.

Um novo hospital público deverá mudar a cara do extremo Oeste e aproximar ainda mais bairros periféricos das cidades de Votorantim, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora.

Pelo menos 30 bairros residenciais e mais de 50 prédios deverão compor o horizonte sorocabano nos próximos dois anos.

Para que todo esse crescimento seja bem vindo, o município corre para criar dezenas de novos corredores que incluem pelo menos 5 pontes e viadutos novos, número superior aos investimentos municipais dos últimos 30 anos.

Ao que tudo indica, Sorocaba despertou de vez para ocupar uma posição regional de destaque tão importante quanto Campinas.