31/01/23 13h09

Sorocaba está em 7º no ranking das exportações

Região vendeu US$ 3,11 bilhões para o exterior em 2022

Jornal Cruzeiro do Sul

As indústrias da região de Sorocaba exportaram US$ 3,11 bilhões em 2022. O montante representa um crescimento de 44,2% na comparação com o ano anterior -- US$ 1,73 bi -- e coloca a região em sétimo lugar no rankig paulista de vendas ao exterior. Os dados constam de um estudo realizado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) que leva em consideração o volume total comercializado de janeiro a dezembro do ano passado pelas empresas do setor localizadas nos 48 municípios que integram a regional sorocabana do órgão.

No período analisado os principais produtos exportados foram veículos automotores e tratores -- com 42% do total --, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (18,7%) e alumínio e suas obras (5,2%). Já os principais destinos dos produtos feitos na região de Sorocaba foram Argentina, Estados Unidos e Chile.

No caso das importações, o valor alcançou US$ 4,64 bilhões, significando um crescimento de 26,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando as empresas da região de Sorocaba compraram US 3,42 bilhões do exterior. Os mercados mais relevantes que fornecem para a região são China (27,3%), Japão (13,7%) e Índia (8,9%). Os principais produtos importados são: máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (26,2%), além de produtos químicos orgânicos (18,6%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (15,5%).

“Cada dia que passa, nossa região tem mais índices positivos na economia, isso se deve às parceiras público-privada, além do clima de otimismo e confiança no setor industrial”, destacou o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

Entre os maiores

Esse resultado posiciona a região de Sorocaba em 7º lugar no ranking estadual de exportações, à frente, até mesmo, de outras regiões paulistas de porte semelhante ou maior, como Jundiaí, que exportou US$ 2,35 bilhões em 2022, Bauru (US$ 2,29 bilhões), Guarulhos (US$ 2,36 bilhões), Santo André (US$ 1,08 bilhão) e São Caetano do Sul (US$ 932,1 milhões).

“A Região de Sorocaba se destaca, cada vez mais, com sua economia aquecida, gerando vagas de emprego em diversos setores industriais. Somente em 2022, foram mais de 6 mil postos de trabalho criados. Isso reflete no bom desempenho da exportação local”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Paulo Henrique Marcelo.

Para o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o bom desempenho da região de Sorocaba é fruto de um trabalho conjunto que possibilita a atração de empresas de porte. “Esse crescimento das exportações vem ancorado principalmente pelo setor industrial, juntamente com o poder público, o Parque Tecnológico de Sorocaba, além das faculdades, universidades, colégios técnicos, Senai e Sesi que têm um trabalho preponderante na formação de mão de obra, contribuindo para atrair novos investimentos em Sorocaba e toda nossa Região Metropolitana”, concluiu o diretor.