13/07/15 15h44

Sorocaba é a cidade que mais formalizou em junho

Jornal Ipanema - Sorocaba

Sorocaba faz jus ao título de cidade empreendedora. Além de, nos últimos anos, ter conquistado dois prêmios de Prefeito Empreendedor, outorgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no último mês de junho alcançou o primeiro lugar entre os municípios paulistas com até seiscentos mil habitantes que mais formalizou empreendedores. Esse trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), por intermédio do Espaço Empreendedor e do Banco do Povo, unidades mantidas pelo Poder Público para fomentar o microempreendedorismo.

O Espaço Empreendedor, criado pela Prefeitura de Sorocaba para orientar e apoiar os pequenos empreendedores ou trabalhadores individuais por conta própria, registrou em junho mais 443 formalizações. Em seguida, no ranking das cidades paulistas com até 600 mil habitantes, estão as cidades de São José dos Campos (421 formalizações), Ribeirão Preto (420), Santo André (410), Osasco (402) e São José do Rio Preto (252). No ranking geral do Estado todo, Sorocaba está em 5º lugar, atrás apenas de cidades com mais de 765 mil habitantes.

O número registrado em junho pelo Espaço Empreendedor de Sorocaba é, inclusive, o maior de todos os meses de 2015. Em janeiro, foram 365 formalizações; fevereiro, 278; março, 323; abril, 338 e, em maio, 411. No total, já são 2.158 empreendedores individuais formalizados em 2015.

"Esses números comprovam que Sorocaba, apesar do momento de crise em todo o País, continua sendo uma cidade empreendedora. A Prefeitura mostra-se preocupada e atenta aos pequenos empreendedores oferecendo o Espaço Empreendedor, um local muito importante, onde eles são acolhidos e orientados", comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, que lembra que estes trabalhadores deixam a informalidade e passam a contar com benefícios como a cobertura da Previdência Social.

Giovana Guilhermino Stefani, de 28 anos, moradora da Vila Fiori, é uma empresária formalizada pelo Espaço Empreendedor. Ela conta que foi por meio de um amigo que ficou sabendo do trabalho realizado pela unidade, justamente quando estava pensando em abrir sua loja de roupas infantis. "Não só me formalizei como também consegui um financiamento junto ao Banco do Povo Paulista. Este dinheiro foi muito importante para capital de giro", conta, satisfeita. "Eu indico o Espaço Empreendedor para todos. Inclusive, falei para o meu marido também procurar os serviços", completa.