27/03/18 00h00

Sorocaba cria empregos pelo 2º mês seguido

Cruzeiro do Sul

Sorocaba fechou fevereiro com números positivos na geração de empregos com carteira assinada. O saldo foi de 444 novos postos de trabalho, resultado de 6.222 contratações e 5.778 demissões, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados na sexta-feira.
Fevereiro foi o segundo mês consecutivo com números positivos na geração de empregos formais na cidade, porém o saldo é menor do que em janeiro, quando foram geradas 447 novas vagas. Os setores de serviços, administração pública e construção civil foram os que mais contrataram no mês passado.


Serviços têm puxado o ritmo da criação de empregos em Sorocaba. Nos dois primeiros meses de 2018, foram criadas 896 vagas no setor. Por outro lado, o comércio teve o maior saldo negativo no mesmo período, com a eliminação de 364 vagas.
O resultado de fevereiro também é melhor que o do mesmo mês de 2017, que registrou 436 vagas. Em 2018, os dois meses (janeiro e fevereiro) acumulam saldo positivo de 972 vagas. Mas no acumulado dos últimos 12 meses, o saldo ainda é negativo em 226 postos de trabalho, com 69.385 contratações e 69.611 demissões.


Em dezembro, o saldo foi negativo em 1.347 vagas em Sorocaba. O último mês do ano geralmente é de demissões devido às contratações temporárias, principalmente no comércio e para as vendas de Natal.


Estados


No Brasil, fevereiro registrou a abertura de 61 mil vagas de trabalho. Nos Estados, os melhores resultados, em números absolutos, ocorreram em São Paulo, com a criação de 30.040 postos; Santa Catarina, com 16.344; Rio Grande do Sul, com 13.024; Paraná, com 7.703; Minas Gerais, com 7.288, e Goiás com a criação de 5.137 postos de trabalho.
Entre os Estados que tiveram redução estão Alagoas, que fechou 10.698 postos; Pernambuco, 7.381; Rio Grande do Norte, 3.570; Paraíba, 2.758; Rio de Janeiro, 2.750, e Sergipe, com o fechamento de 931 postos de trabalho.


Expectativa é positiva para próximos meses


Os números do Caged em Sorocaba indicam um avanço no mercado formal de trabalho para os próximos meses. Para o economista e professor da Universidade de Sorocaba (Uniso), Marcos Canhada, "é uma recuperação ainda lenta tanto da economia como das vagas de trabalho, mas é uma melhora em relação aos números negativos registrados nos meses anteriores, por conta da recessão na economia."


Canhada acredita que Sorocaba continuará criando novas vagas de emprego formais. Porém, ele destaca que o crescimento de empregos registrado até agora ainda não é suficiente para compensar as perdas, por causa do grande número de demissões que ocorreram nos últimos anos.


Em Sorocaba, a maioria dos setores tiveram saldos positivos em fevereiro: serviços (405), administração pública (146), construção civil (59), indústria (18) e serviços industriais de utilidade pública (12). As contratações na construção civil apresentam bom desempenho no mês em Sorocaba, mas em janeiro o saldo ainda era negativo, em 10 demissões. A construção foi um dos setores mais afetados pelas demissões no ano passado e o que mais demorava para se recuperar. Por outro lado, as demissões no comércio (192) surpreenderam negativamente no mês passado. Em janeiro, o setor já havia fechado 175 vagas na cidade.


Assim como em outras cidades e regiões, o setor de serviços é o que tem registrado melhor desempenho. Canhada observa que o setor tende a se recuperar mais rapidamente e com isso gera maior número de vagas. Se a atividade econômica continuar em recuperação, outros setores devem contratar mais.

"A indústria ainda precisa de um tempo maior para se recuperar e mais confiança na retomada da economia para gerar vagas em maior volume", avalia o economista.