22/12/23 12h04

Sorocaba conquista primeiro lugar no Município Verde Azul

Conjunto de ações garantiu a posição de destaque ao município no programa desenvolvido pelo governo estadual

Cruzeiro do Sul

Sorocaba obteve o 1º lugar no Programa Município Verde Azul (PMVPA) -- do Governo do Estado de São Paulo --, no ciclo 2022/2023, entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. O anúncio foi feito na terça-feira (19), em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, sede do governo estadual. O município somou 87 pontos. Votorantim ficou em 16º lugar na categoria de cidades com população entre 100 mil e 499 mil habitantes. A cidade conquistou 83 pontos.

Criado em 2007 pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o programa tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios. O foco também é estimular a elaboração e execução das políticas públicas das cidades para o desenvolvimento sustentável. A iniciativa realiza ações em dez diretivas: governança ambiental; avanço na sustentabilidade; educação ambiental; uso do solo; gestão das águas; esgoto coletado e tratado; resíduos sólidos; qualidade do ar; arborização urbana e biodiversidade.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, as principais ações e projetos ambientais que contribuíram para o resultado foram a ampliação do uso de energia solar nos prédios municipais e instalação da usina fotovoltaica no Parque Tecnológico. O sistema também está presente nos terminais de ônibus e do sistema Bus Rapid Transit (BRT). Outra iniciativa relacionada à geração de energia sustentável é a implantação de iluminação com LED em praças, áreas de lazer e vias públicas.

Preservação ambiental

Medidas de preservação ambiental ajudaram, igualmente, o município a alcançar o 1º lugar, de acordo com o Executivo. Uma delas é a implementação de novo modelo de Ecoponto. As quatro unidades que operam no novo formato são cercadas, com controle de acesso, possuem recepção, banheiro, iluminação, paisagismo, vigia 24 horas e câmeras de videomonitoramento.

A lista ainda inclui a arborização urbana, com o plantio de mais de 14 mil árvores de espécies nativas desde 2021; criação do Cadastro Ambiental das Nascentes de Sorocaba; o programa de despoluição do rio Sorocaba; e a elaboração da Análise de Risco Climático. O monitoramento busca compreender os riscos climáticos atuais e futuros, bem como dos potenciais impactos deles sobre a cidade e seus habitantes. Além disso, procura identificar as capacidades existentes para enfrentar problemas climáticos no presente e futuro.

Houve destaque, ainda, na área de transporte público, com a inclusão de três ônibus 100% elétricos e ambientalmente corretos no sistema de transporte público. O cronograma continuo de investimentos para manter o saneamento básico nas próximas décadas também teve ênfase.

Ações em Votorantim

Em Votorantim, 47 ações relacionadas ao meio ambiente desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) garantiram a 16ª colocação para a cidade, conforme a Prefeitura. Os trabalhos que se destacaram foram a recuperação de córregos e nascentes, arborização urbana, ações de educação ambiental, articulações e projetos ambientais.

As ações focaram, igualmente, áreas de resíduos sólidos, esgoto tratado e biodiversidade. As medidas englobaram, ainda, a estrutura e educação ambiental, município sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo e conselho ambiental.

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba-conquista-primeiro-lugar-no-municipio-verde-azul.html