10/07/12 15h49

Sorocaba assina seu 70° protocolo de intenções: Pepsico vai investir R$ 120 milhões

Sorocaba Fácil

Ao atingir a casa dos R$ 5 bilhões de investimentos registrados no município, Sorocaba firmou na tarde desta quinta-feira (5) seu 70º protocolo de intenções para o desenvolvimento industrial e econômico. Desta vez, a Pepsico do Brasil, segunda maior empresa global em alimentos e bebidas, anunciou o aumento de sua capacidade produtiva na planta local, com expansão do seu cardápio de produtos e ampliação da fábrica em mais 11.000m². Serão gerados mais 140 empregos diretos.

Durante a solenidade de assinatura, presidida pelo vice-prefeito José Ailton Ribeiro, o vice-presidente Jurídico e Corporativo da multinacional, Newman Debs, disse que a Pepsico resolveu investir em Sorocaba justamente por ter uma governança pública que "se relaciona com ética, rapidez e parceria"; o que patenteia um apoio sempre necessário nas relações comerciais. Recentemente, a Pepsico comprou a Fábrica de Biscoitos Mabel e passou a ter dezenove unidades fabris em território nacional. A maior parte no Estado de São Paulo. Em Sorocaba, a planta produz salgadinhos e vai incorporar a fabricação de barrinhas e biscoitos que utilizam aveia.

O vice-prefeito, por sua vez, expressou o orgulho em saber que nos quatro cantos do Brasil muitas pessoas consomem alimentos da marca que saem de Sorocaba. Ao mesmo tempo, disse que para o município receber um investimento desse porte é um incentivo e uma grande responsabilidade, pois Sorocaba quer crescer sim, mas garantindo qualidade de vida aos seus cidadãos. "Por isso, a cada nova parceria que firmamos, voltamos nossos objetivos para assegurar saúde, educação e transporte de qualidade", referenciou.

Parte do investimento da empresa em Sorocaba, também nesta terça-feira (5) foi inaugurada a escola Formare Pepsico, cujo propósito é a educação profissional na manipulação de alimentos e vai atender a jovens de baixa renda. "Nossa ideia é devolver à sociedade aquilo que ela nós dá", disse Debs ao explicar que o espaço de profissionalização servirá de base para muitas pessoas adentrarem ao mercado de trabalho nesse setor. Esta é a terceira unidade lançada pela Pepsico e a experiência já demonstrou que 80% dos alunos beneficiados acabaram absorvidos pela própria multinacional.

Também participaram da assinatura de protocolo os secretários do Desenvolvimento Econômico (Sede), Mário Tanigawa, de Planejamento e Gestão (SPG), Valmir Almenara, de Relações do Trabalho (Sert), Luiz Alberto Firmino, e representantes da Secretaria de Parcerias (Separ), do Ciesp e do Clube Atlético Sorocaba.