17/12/07 10h43

Solvay confima o PVC "verde" no Brasil

DCI - 17/12/2007

A Solvay Indupa, empresa líder na produção de PVC e soda cáustica na Argentina, investirá US$ 350 milhões na construção de uma planta de etileno a partir de etanol de cana de açúcar e na ampliação das capacidades de produção das plantas de PVC, VCM e Cloro-Soda, localizadas em Santo André (SP). O projeto, que utilizará recursos da empresa, do Banco nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de BDRs (Brazilian Depository Receipts), tem como objetivo atender a demanda do mercado da América do Sul, puxado pelo crescimento da construção civil e da indústria automobilística. A unidade de etileno (matéria-prima para fabricação de PVC), está prevista para o 2º semestre de 2010, com capacidade de produção de 60 mil toneladas de etileno por ano. Hoje, a empresa consome 120 mil toneladas de etileno petroquímico (derivado do petróleo) da Petroquímica União (PQU), central de matérias-primas do pólo petroquímico do ABC. Segundo Paulo Schirch, presidente da Solvay para a América do Sul, com o PVC "verde" a empresa diminuirá a dependência de insumos do petróleo, já que na expansão da PQU, que será concluída no 2º semestre de 2008, não foi prevista a ampliação da produção de etileno. Segundo ele, desde 1962 a empresa fabrica etileno a partir do álcool. "Nos anos 80 deixamos de fabricar porque o preço do petróleo, na casa dos US$ 25, era mais convidativo, diferente do atual. Com este projeto, deixaremos de emitir 360 mil toneladas de CO2 na atmosfera, pois neste processo não há queima de gás e petróleo e a cana de açúcar absorve o CO2 do ar", conta.