14/05/24 15h15

SolidCAM instala subsidiária no Bra

Usinagem Brasil

A SolidCAM, multinacional israelense, desenvolvedora de software de CAM, acaba de instalar subsidiária no Brasil, em Americana (SP), para atender toda a América Latina, a SolidCAM Latam. O evento de inauguração foi realizado na segunda-feira, 6 de maio, aproveitando a presença no Brasil de Emil Somekh, criador do software e fundador da  empresa 40 anos atrás.

“Com equipes técnica e comercial próprias acreditamos ter mais possibilidades de crescer no mercado brasileiro que tem grande potencial para a nossa solução com o aumento da importação de máquinas CNC com mais tecnologia agregada, como multieixos, centro de torneamento e tornos de cabeçote móvel, entre outras”, afirmou Emil Somekh, no estande da empresa na Feimec.

Daniel Santos, contratado para ser vice-presidente de Manufatura Digital e diretor da SolidCAM Latam, explica que a companhia constatou uma elevação nas importações de máquinas mais complexas na América Latina como um todo. No entanto, os negócios da SolidCAM – presente no mercado brasileiro há 22 anos sempre através de revendas – não estavam acompanhando este crescimento por falta de infraestrutura para o atendimento do mercado. “A solução foi criar a filial e montar equipes próprias”, explicou.

“Fomos ao mercado e contratamos profissionais técnicos e de vendas. A filial já nasce com quatro técnicos e cinco vendedores”, informou Santos, ressaltando que a empresa optou por contratar profissionais experientes até para ser coerente com a sua leitura do mercado.

“Todos os técnicos na equipe de suporte e engenharia de aplicações, assim como a liderança, tem experiência prática e de muitos anos no chão de fábrica da indústria brasileira e internacional”, afirmou Santos. “Quando o cliente ligar ou enviar um e-mail para o nosso time de suporte, estará falando com alguém que entende sua realidade, suas explicações técnicas e suas exigências únicas.”

Para ampliar ainda mais a capacidade de atendimento ao mercado, a SolidCAM já fechou contrato com uma nova revenda, a FIT Engineering Systems, que até recentemente trabalhava com uma marca concorrente. “Somada com a equipe da TECC, que já nos representava no Brasil, temos hoje 23 profissionais em campo”.

Multiplicar o Faturamento

“Com essa nova estrutura, a meta da SolidCAM é crescer na América Latina 60% em 2024 e 200% até 2025, na comparação com 2023”, afirmou o diretor.

Santos considera que estes índices – embora aparentemente elevados – são factíveis. “Existia a demanda, mas não tínhamos capacidade de atendimento, aliás este foi o fator de decisão para a instalação da subsidiária”.

O executivo lembra que para atingir as metas a empresa conta com os recursos do SolidCAM, com destaque para a revolucionária tecnologia de desbaste iMachining, a capacidade de programar e simular um número infinito de eixos e canais; a execução nativa e integrada dentro das plataformas CAD SolidWorks, Autodesk Inventor e Solid Edge; a capacidade de fornecer ferramentas de automação do CAM sem nenhuma necessidade de conhecimentos em linguagens de programação de computadores por parte dos usuários, assim como a capacidade de simulação realista de processos e do suporte à operação de máquinas de grande porte e de alta complexidade.

Com mais de 350 clientes ativos no Brasil, o objetivo da empresa é crescer sua participação nos segmentos de peças seriadas, moldes e matrizes, automotivo e óleo e gás, e ampliar sua penetração em mercados como os da indústria médica e odontológica, aeronáutica, energia e prestadores de serviços de usinagem.

Em parceria com as revendas TECC e a FIT Engineering Systems, a SolidCAM também expos na Feimec 2024 seu pacote MES (SolidShop) com soluções de planejamento de carga de trabalho/ordens de produção (SolidShop Planner), e monitoramento de máquinas em tempo real (SolidShop Machine Monitoring) integrados ao seu PDM para manufatura (SolidShop PDM).

Fonte: https://www.usinagem-brasil.com.br/57934-solidcam-instala-subsidiaria-no-brasil/