23/09/08 11h45

Solarium faz parcerias no mercado externo

Gazeta Mercantil - 23/09/2008

Depois de crescer 38% no primeiro semestre, a fabricante de pisos de alto padrão Solarium se prepara para ganhar mercado no exterior estabelecendo representações. Até agora, a empresa atendia apenas encomendas externas pontuais. Recentemente, seus pisos foram encomendados para um novo hotel que será feito no Kuwait. Ana Cristina Gomes, presidente da empresa, aproveitou a oportunidade para estabelecer representantes em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos - que devem intermediar esta primeira encomenda e prospectar novos negócios -, tarefa que espera ver concluída até o final deste ano. Localizado na ponta sul do Golfo Pérsico, o país é estratégico para conquista de mercados na Ásia, África e Europa e alcançou a posição de terceiro maior reexportador do mundo, atrás de Cingapura e Hong Kong. É dessa característica que a Solarium espera valer-se com o escritório em Dubai. Além disso, é também uma grande região consumidora. O PIB do país, um dos que mais cresce dentro da comunidade árabe, evoluiu a uma média de 9% nos últimos cinco anos, e as projeções indicam que cresça mais 8,4% em 2008, para US$ 227,5 bilhões. "Há uns dois anos, não se falava em Dubai. Mas os árabes, hoje, principalmente por conta do petróleo, têm grande capacidade de investir, e estão aplicando isso em infra-estrutura, turismo, imóveis, e tudo muito rápido", disse o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Antônio Sarkis. "Do ranking das 500 maiores empresas do mundo, 315 estão lá", informou. Entre as brasileiras que recentemente criaram filiais na promissora cidade estão O Boticário, Arezzo, Weg e Marcopolo, além da própria Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que abriu seu escritório em Dubai em 2007. A Solarium está desenvolvendo também parcerias com representantes na Flórida (EUA) e na Costa Rica, país que vive hoje um rápido desenvolvimento da estrutura turística e tem potencial para fazer a ponte entre a Solarium e a América Central. O crescimento de quase 40% nas vendas no Brasil este ano foi resultado de um programa de expansão que a Solarium vem desenvolvendo nos últimos anos. Criada em 1997, com uma fábrica em Porto Alegre, a empresa possui hoje outras quatro unidades no País com capacidade total de 100 mil m por mês.