02/04/20 13h58

Software desenvolvido por startup de Sorocaba ajuda a monitorar Covid-19

O software ainda ajuda agentes de saúde a tomarem decisões mais rápidas e assertivas em casos de suspeita da doença

Jornal Cruzeiro do Sul

Uma startup que está instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), desde agosto do ano passado, adaptou um software para monitorar os casos de coronavírus (Covid-19). Trata-se da Global Data Soluções, empresa que trabalha com prontuário eletrônico e gerenciamento de sistemas de saúde público ou privado. A ferramenta hoje é utilizada em vários municípios, entre eles Cerquilho, Quadra, São Pedro e Tatuí.

A sócia-proprietária da startup, Maria José Galvão, explica que o software, até então, monitorava a epidemia de dengue e emitia relatórios, em tempo real, à Vigilância Epidemiológica e à Central de Regulação. “O que fizemos foi configurá-lo para Covid-19 [CID Ficha de Notificação] atendendo às normas do Ministério da Saúde”, conta. Ainda conforme ela, o software também era utilizado pelos municípios para o controle da vacinação contra a gripe. “Este equipamento nos permite emitir relatórios onde constam o número de pacientes com coronavírus, a faixa etária dos infectados e se a pessoa possui cadastro de hipertenso ou diabético em uma unidade de saúde”, detalha.

Maria José explica, ainda, que o software ajuda os agentes de saúde a tomarem decisões mais rápidas e assertivas em casos de suspeita da Covid-19. “Com a ferramenta em mãos, os profissionais da área conseguem avaliar a vulnerabilidade da pessoa afetada e se ela traz consigo doenças pregressas”, diz. “Mostra também a qual núcleo familiar o paciente pertence para poder oferecer ações e informações sociais a todos da família.