29/01/10 11h13

Sofitel busca aquisições no país durante os próximos dois anos

Valor Econômico

Depois de anunciar o lançamento de 32 novos hotéis no mundo até o fim de 2011, a rede de hotéis de luxo Sofitel optou por uma estratégia peculiar no Brasil. Como o país foi um dos que melhor reagiram à crise entre todos os seus mercados, a marca francesa decidiu abreviar sua investida por aqui com a aquisição de empreendimentos já existentes nos próximos dois anos. Quem conta a estratégia da empresa é o diretor de operações do Sofitel na América do Sul, Nagi Naoufal. O executivo, no entanto, não revelou nomes ou negociações em andamento.

"Os resultados de 2009 foram ruins em muitos países da América Latina. No Brasil não sentimos tanto", diz Naoufal. De acordo com ele, o faturamento da rede no Brasil registrou expansão de 3% em 2009, em comparação com o ano anterior. "É um resultado melhor do que esperávamos. Acredito que o desempenho do Brasil tenha sido o melhor do mundo", acrescenta o executivo. Depois do Brasil, o único país da América Latina que vai receber um investimento da rede francesa, pelo menos nos próximos dois anos, será o Uruguai.

O Sofitel, do grupo Accor, também fez reformas em seus hotéis no Brasil, onde tem três empreendimentos, e na Colômbia, no Hotel Santa Clara, em Cartagena. Em São Paulo, cinco andares do hotel foram reformados. No Rio de Janeiro, todos os apartamentos passaram por obras entre 2007 e 2008. Só faltam as áreas públicas, como piscina e restaurantes. Apenas em Cartagena, o investimento é de US$ 6 milhões e as modificações deverão ser concluídas somente no ano que vem.

A marca francesa não tem planos de se associar a investidores financeiros ou do setor imobiliário para atuar, também, na construção de novos hotéis. Essa foi a estratégia escolhida por uma de suas futuras concorrentes no mercado brasileiro de hotéis de luxo, a rede Four Seasons, que planeja fazer sua estreia no país ainda em 2010. A empresa canadense pretende alavancar investimentos da ordem de US$ 235 milhões para construir três empreendimentos.

Outra bandeira que integra o segmento de hotelaria de luxo, no mercado brasileiro, é a Grand Hyatt São Paulo, que ontem anunciou seus resultados de 2009. O hotel teve 5% de crescimento no seu faturamento e hospedou 125 mil pessoas.