22/02/13 09h30

Smartphones serão 50% do mercado de celulares no País

O Estado de S. Paulo

Segundo a Samsung, com isenção de PIS/Cofins, expectativa é de forte crescimento nas vendas desses aparelhos

A participação dos smartphones nas vendas aparelhos de telefonia móvel deve chegar 50% no último trimestre de 2013, segundo o diretor de produtos de telecomunicações da Samsung no País, Roberto Soboll. No fim de 2012, essa participação nos aparelhos novos era de 30%. Especificamente para a marca, porém, mais da metade das vendas de celulares já se concentram nesse tipo de aparelho. Hoje, cerca de 60 milhões de aparelhos são vendidos por ano no País.

A expectativa é positiva em relação à desoneração prevista pelo governo para os smartphones, que aguarda apenas a liberação da Fazenda e da presidente Dilma Rousseff. "A ideia da Lei do Bem é atingir aparelhos de baixa a média gama para ampliar a inserção digital no País. Vemos com bons olhos. O Brasil precisa de incentivos porque tem uma carga tributária muito alta. Isso agrega valor à indústria", disse Soboll durante apresentação de novos produtos da linha Galaxy, no Rio.

Tendência. O consultor Eduardo Tude, da Teleco, considera o porcentual de 50% factível. O surgimento de smartphones mais baratos no mercado mesmo antes do incentivo fiscal já vem impulsionando esse movimento. "As operadoras estão estimulando a venda de aparelhos que suportam dados", afirmou.

Enquanto Soboll que a isenção de PIS/Cofins para smartphones - que hoje pagam alíquota de 9,25% - achatará seus preços na ponta e "esmagará" os aparelhos comuns, Tude acredita que os celulares tradicionais vão demorar a sumir, já que grande parte da população ainda usa apenas o serviço de voz nos aparelhos. O consultor estima que a penetração dos smartphones na base de celulares do País ainda esteja perto da casa dos 20%.

A expectativa do setor de telefonia é que a desoneração fiscal englobe aparelhos 3G de até R$ 1 mil e 4G de até R$ 1,4 mil. Os novos aparelhos 3G da sul-coreana não devem se enquadrar no benefício. A fabricante está fazendo roadshow pelo Brasil para apresentar os novos integrantes da linha Galaxy: o Gran Duos, com dois chips, custará R$ 1.299, e o Galaxy SIII mini, versão mais simples do Galaxy SIII, sairá por R$ 1.199. A empresa também está trazendo para o mercado nacional a Galaxy Camera, que tem acesso à internet e permite o compartilhamento de fotos. É parte da estratégia de diversificação da Samsung.

Dados da Teleco apontam que foram vendidos 712,6 milhões de smartphones no mundo em 2012, alta de 44,1% sobre 2011. A Samsung liderou as vendas, com 215,8 milhões de unidades e participação de mercado de 19%. Em seguida vieram Apple e Nokia.

Importância. O Brasil atingiu o posto de quinto maior mercado da Samsung no mundo há dois anos. Na avaliação de Soboll, o País ainda pode galgar uma posição mais alta no ranking da empresa. "Nos últimos três anos crescemos muito bem aqui, mas não vejo motivo para crescermos menos agora. A estratégia é agressiva", afirmou durante Sobre o 4G, Soboll estima que esse mercado ainda levará de dois a três anos para maturar no Brasil, embora espere um aumento de vendas no segundo semestre de 2013: "É uma tecnologia cara e vai começar de cima, para depois se popularizar."