13/01/12 15h43

Smartphones e tablets devem turbinar TI em 2012

Brasil Econômico

Consultoria IDC estima que o crescimento do mercado de tecnologia no Brasil será de 11,6%, semelhante ao ano passado

O mercado brasileiro de tecnologia da informação deve avançar 11,6% em 2012, movimentando R$ 80 bilhões, segundo dados da consultoria IDC obtidos em primeira mão pelo BRASILECONÔMICO. Do total, R$ 25 bilhões caberão a serviços de tecnologia; R$ 44 bilhões a hardware; e R$ 11 bilhões a software. O montante consideram tanto o mercado corporativo quanto o de consumidores finais.

“Ainda não fechamos os dados de 2011, mas nossa estimativa é que o crescimento seja da ordem de 11%. Em 2012, provavelmente vamos manter o ritmo”, diz Anderson Figueiredo, gerente de pesquisa e consultoria da IDC.

Tendências
No mercado consumidor a grande tendência para 2012 é que cada vez mais dispositivos tenham recursos para acesso a internet. “O usuário quer ter a experiência de navegação em qualquer aparelho, seja no celular, no tablet, no PC ou na TV”, diz Luciano Crippa, gerente de pesquisa da IDC. “Começaremos a ver o lar digital sendo criado no Brasil”, acrescenta.

As previsões de vendas de smartphones, tablets e notebooks são positivas. “O que impulsiona o mercado é a mobilidade”, diz Crippa. Este ano, deverão ser comercializados 15,5 milhões de smartphones no país, ante a prévia de vendas de 9,5 milhões de unidades em 2011. E esses aparelhos ganharão maior capacidade de processamento e telas maiores — até para oferecer melhor experiência de navegação.

Para o jovem mercado de tablets, a previsão da IDC para 2011 é de venda de 500 mil unidades, mas Crippa acredita que o número será maior, embora o levantamento ainda não esteja finalizado. Em 2012, as vendas devem bater 1,5 milhão. “A isenção de impostos para tablets fabricados aqui atrai a indústria e aumenta a competitividade no mercado nacional”.

Em 2012, Crippa prevê que a lista de empresas que produzem tablets no país crescerá e haverá queda de preços, com mais modelos baratos. “Veremos um aumento na disputa também em tablets mais caros. Na categoria de entrada haverá mais tablets chineses e nacionais”, afirma.

Em relação ao mercado de PCs, as vendas devem passar de 15,5 milhões de unidades em 2011, para 17 milhões em 2012. A alta de cerca de 10% será impulsionada pelas vendas de notebooks, netbooks e ultrabooks, que totalizarão 10 milhões de unidades , com taxa de crescimento de 18,5%. Já computadores de mesa devem apresentar queda de vendas na casa de 0,5%.