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SKF fortalece atuação em serviços

Gazeta Mercantil - 06/05/2009

A filial brasileira do grupo sueco SKF está fortalecendo a divisão industrial, que atua em áreas como rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica e manutenção industrial. Para isso, a empresa estabeleceu uma nova unidade de negócios, a Ixion Solution Factory, que tem como objetivo oferecer soluções industriais customizadas, de acordo com a necessidade de cada cliente, centralizadas em um único projeto, utilizando produtos e serviços das diversas áreas de atuação da empresa no setor.

A unidade brasileira, quarta operação do grupo a criar essa unidade de negócios, já investiu R$ 3 milhões (US$ 1.36 milhão) na implementação deste projeto e outros R$ 2 milhões (US$ 909.1 mil) devem ser aplicados até 2010. Os recursos estão sendo gastos em infraestrutura, equipamentos e treinamento de pessoal. A empresa prevê que a nova unidade de negócios responderá por 15% do faturamento da divisão de serviços já este ano. Para 2011, a expectativa é que alcance 50%. A empresa não revela o faturamento da divisão, apenas informa que a área registrou crescimento médio de 20% nos últimos cinco anos. A SKF do Brasil, que também atua no segmento automotivo, faturou R$ 600 milhões (US$ 327.9 milhões) em 2008, alta de 8% ante o ano anterior.

De acordo com o diretor da divisão de serviços industriais da SKF do Brasil, Carlos Alberto Fernandes, essa modificação gera mais agilidade aos processos produtivos. O executivo destacou que a empresa passou a participar de uma plataforma global que disponibiliza informações técnicas e operacionais desenvolvidas pelas empresas do grupo ao redor do mundo. "Isso nos dará mais facilidade para obter as informações e mais agilidade no desenvolvimento de soluções específicas para cada cliente, dos diversos tipos de indústria e acelera o processo", disse, ressaltando que além do atendimento centralizado, os clientes também ganham a possibilidade de conseguir um produto ou uma solução que até então não existia no mercado.

Fernandes destacou também que a participação na plataforma global permitirá à filial brasileira resolver mais rapidamente eventuais dificuldades na evolução dos projetos e corrigir problemas complexos nos maquinários, uma vez que os especialistas do grupo em qualquer parte do mundo também poderão ser consultados.