28/12/10 13h40

Site de viagens Mundi investe US$ 11,8 milhões

Valor Econômico

Após dois anos em versão experimental - beta, no jargão da internet -, o buscador de viagens Mundi foi lançado oficialmente há duas semanas e já prepara um investimento em marketing de R$ 20 milhões (US$ 11,8 milhões). O objetivo é fixar a marca como uma das referências na hora do turista pesquisar sobre passagens aéreas e hotéis. "Não trabalhamos como uma agência comum de turismo. Queremos ajudar na decisão de consumir turismo", afirma o presidente do grupo Mosaico, controlador do Mundi, Guilherme Pacheco. De acordo com ele, o site funciona como uma espécie de filtro das agências de turismo e companhias aéreas com as melhores ofertas para o turista. O Mosaico tem como acionista majoritário a Globo Comunicação e Participações.

Pacheco, um dos fundadores do site de comparação de preços Bondfaro, estima que o Mundi vai movimentar R$ 300 milhões (US$ 176,5 milhões), em 2011. Este ano, o site deve gerar um volume de vendas aos seus parceiros, como agências de turismo online como a Viajanet, de R$ 120 milhões (US$ 70,6 milhões). Pacheco não revela o faturamento do Mundi. A remuneração do site se dá por meio de duas formas. A primeira é a receita por cada clique do consumidor no ato da compra do pacote de viagem. Na escolha de um hotel, o Mundi mostra uma página com as agências que oferecem diárias com desconto, por exemplo. A operadora escolhida paga ao Mundi entre R$ 0,80 (US$ 0,47) e R$ 1,20 (US$ 0,71) por cada clique. A outra maneira de o Mundi ganhar dinheiro é com o chamado "hotel patrocinado". Neste caso, uma rede hoteleira paga para ter seu anúncio com foto no alto da página.

O Mundi tem 150 mil hotéis na sua base de dados, sendo 10% do Brasil. No ano que vem, o site vai passar a oferecer diárias em cerca de 20 mil albergues espalhados pelo mundo. Além de passagens aéreas, com opção de 700 companhias em todo o mundo, também haverá a venda de passagens rodoviárias no país. Atualmente, o Mundi tem em torno de 2,5 milhões de usuários por mês e 10 milhões de acessos por mês. Segundo a empresa de análise de tráfego na internet Jupiter Media, o mercado online de turismo no Brasil deverá movimentar R$ 10,2 bilhões (US$ 6 bilhões) em 2010.