02/05/11 10h54

Sistemas unificados são novo foco da Avaya

Valor Econômico

Joel Hackney, presidente mundial de operações e vice-presidente de vendas globais e marketing da Avaya, está sorrindo à toa. Em sua primeira visita ao Brasil, ele se mostra satisfeito com os avanços recentes da subsidiária e o lançamento de uma tecnologia que, segundo ele, deverá mudar de vez a cara da companhia. O Brasil é o quinto mercado para a Avaya e o que mais cresce em demanda, de acordo com o executivo. Nos últimos meses, a companhia canadense reforçou a atuação no país com a ampliação dos canais de vendas de 130 para 200. Até o fim do ano, poderá abrir dois escritórios nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. A empresa já tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.

A Avaya deixou a presidência da companhia no Brasil a cargo de John DiLullo, também presidente para Américas. DiLullo ocupa o cargo interinamente, até a contratação de um titular para o cargo. Ele calcula que o mercado brasileiro cresce de duas a três vezes mais que a média global e que esse ritmo de expansão será mantido por pelo menos mais dez anos. Segundo DiLullo, desde dezembro a Avaya conquistou cem contas de empresas, que se somaram a um conjunto de 2 mil clientes ativos.

De acordo com o executivo, esse aumento deve-se principalmente à maior demanda de instituições de ensino, hospitais e consultórios médicos. Outra razão citada pelos executivos para o resultado é uma mudança de tendência no mercado de comunicações. Na década passada, companhias substituíram suas centrais telefônicas analógicas (PABX) por sistemas de telefonia com protocolo internet (IP). No ano passado, o mercado de serviços de telefonia IP cresceu 20% no país, alcançando receita próxima a R$ 500 milhões (US$ 312,5 milhões), segundo dados da consultoria Frost & Sullivan.

Recentemente, uma nova tendência surgiu: a adoção de softwares que permitem a integração de três a oito serviços de comunicação. Essa oferta de plataformas que integram diferentes serviços foi batizada como comunicação unificada. A Avaya está entre as companhias que decidiu deixar para trás a imagem de fornecedora de software e serviços de telefonia empresarial para se voltar à comunicação unificada. Investe, globalmente, em torno de US$ 1 bilhão no desenvolvimento dessas tecnologias. Na semana passada, Hackney e DiLullo promoveram um encontro em São Paulo, com 50 clientes de grande porte, para apresentar produtos lançados internacionalmente com esse conceito.

Consta do portfólio um software que integra serviços de telefonia, e-mail, sistema de mensagens instantâneas, redes sociais e videoconferência, que Hackney considera a nova 'menina dos olhos' da companhia. Para apoiar esse sistema, a Avaya desenvolveu um tablet, lançado nos Estados Unidos em dezembro e aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para venda no Brasil em março. O tablet é fabricado no exterior pela Flextronics. A Avaya também desenvolveu uma versão do software para o iPad 2, tablet da Apple, que tem câmera embutida e permite a realização de videoconferência. Segundo Hackney, o software permite aos executivos das empresas se comunicarem por qualquer meio rapidamente. O uso do tablet também dispensou a necessidade de se investir em uma infraestrutura com telões, sistemas de áudio e vídeo, que têm custo mais elevado.