11/10/07 14h27

Sisan quer espaço no grupo Silvio Santos

Gazeta Mercantil - 11/10/2007

Com 36 marcas e perto dos 50 anos, o Grupo Silvio Santos quer dar força à sua subsidiária de incorporação imobiliária comparável ao desempenho dos demais negócios de sucesso da holding. Até 2006 subordinada ao braço financeiro, o Panamericano, e com foco na administração dos imóveis e obras do grupo, a Sisan Empreendimentos Imobiliários torna-se parte da divisão de novos negócios e quer crescer e aparecer. Peixe pequeno perto de marcas como SBT e Baú, a empresa de incorporação tem uma previsão de receita operacional bruta de R$ 36 milhões (US$ 19,7 milhões) para este ano, mas tem uma carteira de imóveis para incomodar concorrentes em pouco tempo. Conforme Eduardo Velucci, diretor da Sisan, são 110 imóveis não-operacionais, sendo que o aproveitamento atual desta carteira é de apenas 40%. Entre quatro empreendimentos, a empresa estima um valor geral de vendas (VGV) de R$ 135 milhões (US$ 73,9 milhões). O primeiro lançamento na nova da empresa foi um residencial na rua Oscar Freire, endereço nobre da capital paulista, em agosto deste ano e com construção a cargo da Gafisa, vencedora da licitação. "Este empreendimento foi vendido em um único dia, surpreendendo a própria Lopes, responsável pela comercialização", afirma Velucci. "Por isso já demos início ao segundo empreendimento, o Open View, no terreno ao lado". Estes dois lançamentos somam R$ 82 milhões (US$ 44,9 milhões) em VGV. Os outros projetos incluem um residencial econômico com 220 apartamentos no bairro paulistano Bela Vista e um edifício comercial na avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, no bairro Brooklin, para venda de salas comerciais para investidores. A Sisan prepara também o lançamento de um shopping center no bairro paulistano Bexiga, ao lado do Teatro Oficina, ainda este ano. O grupo conseguiu, em dezembro de 2006, a autorização do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico para a construção do empreendimento que terá investimento de R$ 90 milhões (US$ 49,3 milhões). O projeto inclui ainda investimento de R$ 1,8 milhão (US$ 985,2 mmil) para recuperação do entorno, em parceria com a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). O portfólio da Sisan conta ainda com empreendimentos para locação, como o edifício Panamericano, em São Paulo, hoje 90% locado, e o Auto Moto Shopping Vimave, com as 60 lojas ocupadas.