13/07/21 11h40

Sindicato dos Metalúrgicos reforça bom momento do emprego no segmento

Indústria, segundo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Vanderlei Strano tem aberto novas vagas na cidade e região

Jornal Primeira Página

Nos últimos 12 meses, o segmento metalúrgico na região de São Carlos se mostrou promissor, como avaliou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Vanderlei Strano. “Tivemos um crescimento no número de vagas temporárias”. 

Ele apontou que o volume de novos contratos de trabalho foi puxado por empresas como Tecumseh e Electrolux e por terceirizadas que dão sustentação à produção dos segmentos de compressores e da linha branca. “A Tecumseh já gerou mais de 300 e a Electrolux cerca de 200 novos postos de trabalho com contrato pela legislação CLT”. 

Strano reforçou que essas empresas estão apostando em novas tecnologias e inovação para baratear o custo de produção e ter maior competitividade no mercado nacional. 

Segundo ele, as políticas inovadoras adotadas pelas empresas estão rendendo frutos com o fortalecimento do segmento industrial. “Historicamente, o início do ano para a Tecumseh, por exemplo, é sempre mais lento no ritmo de contratação. Surpreendentemente, este ano já iniciou com um volume significativo de novos funcionários”. 

A Electrolux ampliou o parque tecnológico e a área física da empresa para passar a fabricar em São Carlos o fogão da linha Continental. “Eles investiram na automação da linha de montagem”. 

Para dar suporte ao segmento da metalurgia, o sindicato pretende retomar as atividades do centro de formação com ensino técnico e novidades para os metalúrgicos e assim proporcionar suporte na formação de mãos de obra das empresas. “Com a pandemia, as aulas foram suspensas, mas o projeto é retomar o mais breve possível”, ressaltou. 

O sindicato está trabalhando para unir forças com parceiros do ensino técnico para trazer novos cursos para a cidade. “Estamos apostando na formação de mão de obra dentro do perfil das indústrias instaladas na região”. 

VOLKS – Ele lamentou a baixa produtividade da Volkswagen que tem parte da equipe em férias, por conta da falta de peças na linha de montagem dos motores.  Por causa da escassez de itens eletrônicos, em sistemas de segurança, aceleração, freios e iluminação, entre outros, a indústria global de veículos deve deixar de produzir entre 2,5 milhões e 4 milhões de veículos este ano no país. Antes, a previsão para o total da produção era de 84 milhões de unidades. 

No Brasil, seguindo percentuais globais, a perda pode passar de 120 mil veículos. Se confirmada, a produção será de 2,4 milhões de veículos, ante 2,52 milhões previstos anteriormente. 

DATA-BASE – Strano afirmou que setembro é a data base dos acordos trabalhistas e que o sindicato já está com a proposta para apresentar ao sindicato patronal, que indica a reposição da inflação e mais ganho real do salário. 

“Não vou trabalhar com números, porque o que vale é a negociação na mesa de reunião. Porém, o sindicato não vai abrir mão da reposição da inflação que consumiu muito o salário dos trabalhadores e um índice de ganho real para o trabalhador. O que vale hoje são as convenções coletivas e renovação das cláusulas sociais que ainda protegem o trabalhador, já que a Reforma Trabalhista tirou todos os direitos que tínhamos garantidos”. 

CAGED 

São Carlos registra mais de 2.500 novas vagas de emprego em 2021 

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia mostrou que os cinco primeiros meses do ano trouxeram saldo positivo no número de carteiras assinadas em São Carlos (SP) com 2.576 novas vagas abertas. Só em maio foram 490 novos contratos no formato da lei trabalhista CLT. 

Nos cinco primeiros meses do ano, a Indústria se mantém na liderança de contratação com 1.200 contratos, seguida pelo Serviço com 969 carteiras assinadas e da Construção Civil com 340. A agropecuária gerou três vagas. 

No acumulado do ano o Comércio, diante das restrições sociais e de funcionamento impostas pela pandemia de coronavírus, trouxe em seus números o impacto negativo do momento. O saldo é positivo (64 vagas), mas, reduzido. 

fonte: https://www.jornalpp.com.br/noticias/cidades/sindicato-dos-metalurgicos-reforca-bom-momento-do-emprego-no-segmento/