26/02/21 11h30

Simea torna-se digital para falar da mobilidade digitalizada

Depois de cancelado em 2020, simpósio será realizado pela AEA em formato 100% on-line nos dias 17 e 18 de março

Automotive Business

Depois de ter sido cancelado em 2020 por causa da pandemia de coronavírus, o Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea) volta a ser realizado este ano, em 17 e 18 de março próximo, em formato 100% on-line com o mesmo tema proposto no ano passado: “Revolução da Mobilidade na Sociedade 5.0”. Assim o evento foi digitalizado justamente para debater a digitalização da sociedade e da sua mobilidade. 

Organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, a AEA, o Simea chega à sua 28ª edição com a proposta de mais uma vez debater os efeitos e possibilidade da transformação do setor automotivo global, que quer superar a condição de fabricante de veículos para adquirir a identidade de provedor de mobilidade – ainda que sem deixar de produzir os meios dessa mobilidade, os carros, caminhões e ônibus. 

“Claro que a pandemia muda o cenário e atrasa a introdução de novas tecnologias que são discutidas regularmente no Simea, mas digitalização da mobilidade, eletrificação, indústria 4.0 ou admissão de novos sistemas de segurança e conectividade são fatos que vão acontecer em algum momento. Depois da pandemia os investimentos devem ser retomados e essas tecnologias até podem tornar o Brasil mais competitivo no cenário global”, pontua Anderson Suzuki, integrante da diretoria da AEA e coordenador do Simea 2021. 

Em dois dias, o Simea deste ano terá 12 palestrantes que vão participar de nove palestras e painéis (seis no primeiro dia e três no segundo). Também serão realizadas 60 seções técnicas para apresentação de trabalhos de engenharia pré-selecionados pela AEA. A programação está no site do evento: www.simea.org.br/2021

A última edição do Simea em 2019, realizada no Novotel Center Norte em São Paulo, teve cerca de mil participantes, boa parte deles vindos de São Paulo e Rio de Janeiro. Suzuki avalia que um número maior de pessoas deverá ser atraído com formato on-line que evita deslocamentos e viagens. Outro atrativo é o preço da inscrição de apenas 20% do que era cobrado: o custo para assistir o evento digital é de R$ 150, ou R$ 70 para sócios da AEA e estudantes. 

fonte: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/32561/simea-torna-se-digital-para-falar-da-mobilidade-digitalizada