26/03/21 12h23

SIMA promove workshop sobre logística reversa e regionalização

Evento, realizado em conjunto com a Cetesb, contou com a participação on-line de mais de 130 representantes de entidades gestoras e de consórcios intermunicipais

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), promoveu, nesta quinta-feira (25), de um workshop on-line focado em identificar o interesse de consórcios intermunicipais e de entidades gestoras quanto à aplicação de Logística Reversa. Realizado em conjunto com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o evento contou com a participação de mais de 130 pessoas. 

O coordenador-executivo do CIRS, José Valverde, fez um resumo do trabalho do Comitê desde sua criação pela SIMA, em 2019, com destaque para o seu objetivo. “Temos aqui o desafio de promover a evolução do gerenciamento e a destinação final de resíduos sólidos. O nosso lema, enquanto Estado, é focar na Regionalização e nas novas Rotas Tecnológicas. Por isso, para nós é muito oportuno esse evento, pois a temática faz parte da diretriz do nosso ordenamento legal, já que os resíduos são um bem de valor econômico”. 

Valverde aproveitou a oportunidade também para esclarecer o significado dos Protocolos de Intenções. “O que existe entre Estado e consórcios é uma cooperação técnica, um apoio institucional e operacional aos municípios para o desenvolvimento de ações. Atualmente, os números são muito interessantes; são 14 documentos já firmados e todos, praticamente, com planos de trabalho já desenvolvidos. Até o final de 2021, nossa expectativa é chegar a 18 consórcios”, destacou. 

Aos participantes do workshop ainda foi apresentado o Mapa da Regionalização no estado. “Esse conjunto de consórcios significa dizer que, atualmente, dos 645 municípios, 297 deles integram os consórcios intermunicipais com quem assinados protocolo. Estamos perto de atingir 50% do território paulista. O próximo passo é ter esse mapa totalmente colorido”, destacou. 

No decorrer do evento, a representante da Cetesb e coordenadora do GT 03 – Logística Reversa do CIRS, Lia Helena Demange, apresentou um questionário que será destinado aos requerentes. “Nosso objetivo é começar essa discussão, essa aproximação entre os sistemas de Logística Reversa e os consórcios”. Sobre os arranjos regionais, Wagner Cabelho, coordenador do GT 02 – Regionalização e Consórcios do CIRS, apresentou as iniciativas em andamento junto aos consórcios e destacou os planos regionais em concepção. 

PESQUISA 

Em março, o CIRS, com apoio da Desenvolve SP (a agência financeira do Estado), realizou pesquisa junto aos consórcios municipais já para conhecer detalhes sobre a aplicação de projetos de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos no estado de São Paulo. No futuro, será possível oferecer financiamentos aos grupos que precisarem melhorar e ajustar o trabalho de tratamento de resíduos sólidos. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/03/sima-promove-workshop-sobre-logistica-reversa-e-regionalizacao/