16/12/21 12h49

SIMA e fundação Aron Birmann firmam acordo de cooperação

O termo visa desenvolver indicadores de qualidade para os parques estaduais e unidades conservação

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo e a Fundação Florestal, firmaram, na tarde desta terça-feira, 14, o Termo de Cooperação com a Fundação Aron Birmann (FAB), com o objetivo de desenvolver indicadores para medir a qualidade dos parques estaduais. 

No ano de 2020, a Fundação Aron Birmann lançou o projeto Indicador de Parques Urbanos, com o objetivo de analisar, monitorar e melhorar as condições dos parques urbanos da cidade de São Paulo, para o benefício da sociedade, provocando sobretudo um aumento da conscientização em relação à importância da conservação dos espaços verdes públicos, bem como o conhecimento da situação atual dos mesmos. 

Agora, com a intenção de incluir todos os parques estaduais e também as Unidades de Conversação, a SIMA, FF e FAB, firmam a parceria. Para Penido, é muito importante termos essa avaliação para continuarmos aprimorando os serviços públicos: “Esse olhar de fora nos ajuda a ter uma outra visão e faz com que a gente entregue à população espaços cada vez melhores”. 

O indicador aborda vários elementos constituintes de um parque como infraestrutura administrativa, espaço físico, paisagem natural, segurança, programação cultural, entre outros, para que assim sejam testados e aprimorados ao longo da evolução do projeto, sofrendo as alterações e adaptações necessárias. 

Essa iniciativa é um fator de identificação no qual podemos melhorar a gestão para que as pessoas usufruam o melhor possível dos nossos parques, das nossas unidades de conversação, aproximando-as da natureza e de momentos de lazer”, ressaltou Rodrigo. 

Na ocasião o presidente da Fundação, Rafael Birmann, disse “Queremos ver a melhoria destes espaços ano a ano, e queremos dar voz aos visitantes para que façam suas críticas, deem sugestões e sejam ativos para a transformação destes ambientes. É uma forma desses usuários participarem da discussão que tem sido tão presente nos últimos anos na gestão pública”. 

Para a execução do projeto, uma equipe de profissionais capacitados e treinados, visitam os parques durante seus horários padrões de funcionamento. Estima-se que sua publicação ocorra anualmente para permitir o acompanhamento evolutivo dos equipamentos ao longo do tempo. 

Participaram do evento o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; o Diretor da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz; a Coordenadora de Parques e Parcerias, Ana Seabra; o Presidente da Fundação Aron Birmann, Rafael Birmann e a Conselheira da Fundação, Raquel Domingues. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/12/sima-e-fundacao-aron-birmann-firmam-acordo-de-cooperacao/