16/12/21 12h51

SIMA assina convênio para implementação de projeto de síntese de pesquisas para a sustentabilidade em áreas rurais e urbanas

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo

O Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido participou, nesta segunda-feira, 13 de dezembro, da assinatura do Termo de Convênio referente ao Projeto Biota Síntese. Essa é uma parceria firmada entre o Estado de São Paulo, por meio da SIMA, Fundação SOS Pró-Mata Atlântica; Universidade de São Paulo – USP, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo – FUSP, e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. Outros órgãos públicos, como Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura de São Paulo – SVMA, integrarão a iniciativa. 

Com o objetivo de sintetizar o conhecimento disponível para subsidiar políticas públicas, visando à sustentabilidade em áreas rurais e urbanas, o Biota Síntese – Núcleo de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza, inspira-se nos Centros de Análise e Síntese Ecológica criados na década de 1990 nos Estados Unidos, mas agora sobre a ótica das Soluções Baseadas na Natureza (SbN) que vem ganhando destaque diante dos desafios trazidos pelas mudanças climáticas e pelas ameaças à biodiversidade, à saúde e à qualidade de vida no século 21. 

Na ocasião, Penido destacou a importância da união em projetos como esse. “Congregar todas as áreas cientificas e de gestão ajuda na consolidação do projeto e nos dá mais força para somar os esforços em prol da preservação da biodiversidade. Nosso Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA-SP) à frente das pesquisas, Fundação Florestal com a gestão das Unidade de Conservação, a Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade, com um time de peso, abre-se ainda mais caminhos para estarmos envolvidos nas pesquisas e análises integradas”. 

O projeto que tem lançamento previsto para março/22, traz quatro desafios temáticos: Sustentabilidade e uso eficiente das terras – a importância da polinização; Restauração de paisagens florestais e economia de base florestal; Regulação de doenças zoonóticas em paisagens urbanas e rurais; Prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis e desordens mentais comuns em áreas urbanas. E um desafio transversal: Coprodução de políticas públicas e privadas integradas – Incentivos sociais e econômicos. 

Para o Subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani “O Projeto Biota Síntese é mais um importante passo de uma longa trajetória do estado de São Paulo em utilizar o conhecimento acadêmico para a construção de políticas ambientais aplicadas à realidade”. 

Participaram também da assinatura do termo, Rafael Barreiro Chaves, Vice-Diretor do projeto BIOTA Síntese; Marcelo Sodré, Coordenador do IPA-SP; Rafaela Di Fonzo, Assessora do Gabinete; Sergio Marçon, Coordenador de Fiscalização de Biodiversidade; Helena Carrascosa, Coordenadora do Programa Nascentes; Rodrigo Levkovicz, Diretor executivo da Fundação Florestal, Isabel Barcellos, Diretora do Departamento de Fomento à Proteção da Biodiversidade. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/12/sima-assina-convenio-para-implementacao-de-projeto-de-sintese-de-pesquisas-para-a-sustentabilidade-em-areas-rurais-e-urbanas/