18/12/23 16h05

Siemens já injetou mais de R$ 4 milhões em centro de experiência digital

Novo Digital Experience Center (DEX) da Siemens apresenta soluções práticas da indústria 4.0 como uma espécie de show room imersivo do Siemens Xcelerator, com ênfase em tecnologias como Gêmeos Digitais, Metaverso Industrial e 5G

Indústria 4.0

A Siemens inaugurou recentemente o novo Digital Experience Center (DEX), um ambiente que impulsiona a inovação ao oferecer uma imersão completa em soluções tecnológicas que aceleram a digitalização. O centro de experiência, criado em 2019, já recebeu mais de R$ 4 milhões para se tornar um demonstrador de soluções reais para estudantes, clientes e parceiros. Ele se destaca pela imersão prática das soluções de automação industrial 4.0 da Siemens, incluindo tecnologias como Gêmeos Digitais, Metaverso Industrial e 5G. Tudo isso alinhado à proposta do ecossistema digital da empresa, o Siemens Xcelerator.

As soluções são apresentadas em ilhas de conhecimento, permitindo aos visitantes imergir em experiências práticas e interativas. Desde a materialização de soluções de conectividade 5G privativa até demonstrações reais, como a nano fábrica de bebidas, os visitantes têm a oportunidade de entender não apenas os conceitos, mas também a aplicação real destas tecnologias no dia a dia de diferentes indústrias.

Com grande foco em gêmeos digitais e metaverso, e rede 5G para dar sustentabilidade a essas soluções, o DEX aponta o caminho que a Siemens está trilhando nas tecnologias industriais, buscando ampliar suas ofertas para a indústria 4.0.

Assim, o espaço, localizado na sede administrativa da Siemens em São Paulo, é projetado para oferecer uma visão detalhada das soluções e tecnologias oferecidas pela empresa, assim como do ecossistema de parceiros especializados em diversos setores, da indústria à infraestrutura. Basicamente, o DEX é uma espécie de show room imersivo da Siemens através de uma experiência digital centrada no Siemens Xcelerator, uma plataforma digital de negócios lançada no ano passado pela empresa.

Posicionamento digital da Siemens

A plataforma digital é composta por um portfólio específico de hardware e software, um ecossistema de parceiros em expansão e um mercado em constante evolução, segundo a empresa. Seu propósito é acelerar a geração de valor em setores diversos, incluindo indústria, construção, infraestrutura elétrica e mobilidade.

“Quando a gente fala de Siemens Xcelerator, nós estamos baseados em três pilares. O primeiro deles é um portfólio, o segundo deles um ecossistema e o terceiro um marketplace”, diz Rafael Alves, responsável pela área de digitalização da Siemens, em um tour com jornalistas na inauguração do novo DEX, no início de dezembro.

Alves destaca a importância de ter um portfólio que atenda às demandas dos clientes, seja interoperável, flexível e aberto para integração com outras ferramentas, inclusive equipamentos de terceiros e concorrentes. No que se refere ao ecossistema, Alves enfatiza a colaboração entre a Siemens e parceiros como a NVIDIA para fortalecer e enriquecer a oferta de soluções. Ao abordar o marketplace, Rafael explica que esse ambiente serve não apenas para vender, mas também para educar a sociedade sobre a importância dos gêmeos digitais e outras soluções.

Alves destacou que dentro do Siemens Xcelerator, é possível encontrar produtos, compreender as soluções, educar-se sobre elas, descobrir parceiros, trocar informações com especialistas da Siemens, parceiros e outros usuários, e, por fim, adquirir produtos prontos para uso. “O marketplace ainda não tem opção de compra e venda ativa, nós vamos fazer isso nos próximos dois, três anos. Então, nós estamos estruturando todo o nosso portfólio, todas as nossas soluções, para que eles sejam comercializados dessa forma. Mas para que ele seja comercializado dessa forma, a gente precisa também ensinar a sociedade”.

Parceria para um Gêmeo Digital mais sofisticado

A exemplo dos esforços da Siemens de se tornar uma empresa com uma oferta mais flexível, escalável e inovadora, Alves destaca a relevância das parcerias, como com a NVIDIA, para impulsionar a digitalização de diferentes perfis de clientes. Como exemplo, Alves conta que a Siemens e a NVIDIA trabalham juntas para fazer uma transição dos gêmeos digitais ofertados pela empresa alemã, de um modelo simplificado para um modelo com fotorrealismo mais avançado.

Ele destaca a capacidade de aprimorar a representação gráfica dos gêmeos digitais, trazendo mais imersão e possibilitando o treinamento de algoritmos de inteligência artificial utilizando imagens sintéticas. Isso permitiria simular e treinar algoritmos para reconhecer a qualidade de produtos antes mesmo de sua produção física, economizando tempo e recursos.

Os benefícios: reduzir significativamente o tempo necessário para o treinamento desses algoritmos; melhorar a precisão e eficiência dos processos industriais.

Como parte do avanço da parceria entre as duas empresas, Rafael conta que a Siemens e a NVIDIA estão desenvolvendo um ambiente multiplayer.

“Então todos nós poderemos entrar com óculos [de realidade virtual] e resolver problemas, operar equipamentos como se tivesse no mundo real. Esse é o próximo passo de gêmeos digitais que hoje os nossos clientes já podem adquirir e utilizar, e em breve eles vão ter um metaverso completo com essas parcerias”.

 

Fonte: https://www.industria40.ind.br/noticias/24603-siemens-ja-injetou-mais-4-milhoes-centro-experiencia-digital