29/10/24 13h10

Siemens amplia fabricação de disjuntores de média tensão no Brasil

Ipesi

A Siemens anuncia a ampliação da linha de produção dos disjuntores a vácuo (VCB – vacuum circuit breakers) na fábrica de Jundiaí (SP). Antes importados de Berlim, na Alemanha, os disjuntores a vácuo da linha Sion M passarão a ser montados no Brasil.

“A estratégia foi desenvolvida para alcançar um grande impacto positivo em nossos clientes e parceiros, com uma produção local e distribuição mais rápida para o Brasil e toda a América do Sul. Com todas as ações realizadas, reduzimos prazo de entrega dos disjuntores de 150 para cerca de 45 dias, alcançando mais de 50% de redução no leadtime”, afirma Fabio Koga, diretor da área de Eletrificação e Automação da Siemens.

Em sua nova linha de produção, a Siemens investiu em tecnologia de inspeção remota por meio do uso de óculos de realidade mista. Essa solução tecnológica combina o mundo físico com o digital, possibilitando que profissionais realizem a análise dos disjuntores durante sua produção, de qualquer lugar do mundo. Essa abordagem otimiza o tempo por meio de inspeções remotas e contribui na redução da necessidade de deslocamentos físicos, reforçando o compromisso da companhia com a sustentabilidade.

Além disso, dentre as inovações utilizadas na planta industrial, foram instalados AGVs (Veículo Guiado Automatizado), que funcionam de forma autônoma para a entrega de materiais na linha de produção. Na próxima rodada de investimentos, a empresa planeja também a instalação de um robô para realizar inspeção visual nas etapas de fabricação.

“Os produtos da divisão Electrification & Automation da Siemens são resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias inovadoras e bem-sucedidas, e no Brasil não foi diferente. Para desenvolver a operação da linha VCB na fábrica de Jundiaí, a Siemens aplicou sua tecnologia de gêmeo digital, otimizando os custos com a implantação da fábrica e os lotes de testes”, completa Abimael Henrique, gerente de Pperações da fábrica de equipamentos de média tensão e equipamentos de proteção e controle da Siemens no Brasil.

Tecnologia

Os disjuntores a vácuo Sion M são uma linha já consolidada no Brasil, amplamente utilizada para atender o mercado industrial e de concessionárias de energia, realizando desde a comutação de correntes de carga e de curto-circuito até o acoplamento de seções de rede ou de barramento. Por serem uma linha compacta, são fáceis de instalar e se destacam por sua longa vida útil, além de oferecer uma grande seleção de distâncias entre centros de polos e distâncias verticais entre terminais, bem como várias opções para os níveis de tensão de 7,2 kV a 24 kV. Eles são adequados para instalação em todos os painéis de média tensão isolados a ar novos ou bem como para reequipar painéis de distribuição existentes. Sua tecnologia a vácuo demonstra o comprometimento da Siemens com a redução da emissão de gases poluentes e, todos os disjuntores a vácuo SION M são caracterizados por seu alto nível de confiabilidade e disponibilidade.

 

Fonte: https://ipesi.com.br/siemens-amplia-fabricacao-de-disjuntores-de-media-tensao-no-brasil/