01/07/24 15h15

Shoppings: mais de 1.000 marcas inauguram novas lojas no primeiro trimestre

Alimentação e bebidas e vestuário tiveram os maiores destaques; quando franquias, maior participação é, além de alimentação e bebidas, serviços e vestuário

Monitor Mercantil

Levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que 1.027 marcas inauguraram novas lojas em shoppings no primeiro trimestre deste ano, representando um crescimento de 23,6% em relação ao mesmo período de 2023, quando 831 marcas anunciaram inaugurações.

De acordo com o estudo “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, os segmentos que mais expandiram entre janeiro e março foram: alimentação e bebidas (31%), vestuário (16%), entretenimento (6%), perfumaria e cosméticos (5%), artigos para o lar, decoração e presentes (5%), serviços estéticos (4%), calçados (3%), relojoaria e joalheria (3%), telefonia e acessórios (3%), acessórios (3%) e outros (19%).

A seguir estão as 10 primeiras colocadas, entre as 1.027 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do primeiro trimestre de 2024, que mais inauguraram novas unidades entre todos os segmentos mapeados: em primeiro lugar, Milky Moo (alimentação e bebidas); em segundo, Fini (alimentação e bebidas); em terceiro, Vivara/Life by Vivara (relojoaria e joalheria); em quarto, Chiquinho Sorvetes (alimentação e bebidas); em quinto lugar, Box Mania (entretenimento); em sexto, Pandora (relojoaria e joalheria); em sétimo, Gelato Borelli (alimentação e bebidas); em oitavo, Outback (alimentação e bebidas); em nono, BYD (venda e locação de veículos); e na 10ª posição, empatadas, a CVC Viagens (agências e serviços de viagens) e KFC (alimentação e bebidas).

Entre as 1.027 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do primeiro trimestre de 2024, dois segmentos se destacaram por terem lojas inauguradas acima da média e por possuírem abrangência em, pelo menos, mais de uma região.

O segmento de alimentação e bebidas alcançou a primeira colocação, com 31% de representatividade entre as marcas que mais inauguraram lojas em shoppings. No total, 320 marcas diferentes foram identificadas, sendo que as franquias representam a grande maioria. Entre os destaques, estão: Milky Moo, Fini, Chiquinho Sorvetes, Gelato Borelli e Rede KFC.

O segmento de vestuário ocupou a segunda colocação, com 16% de representatividade entre as marcas que mais inauguraram lojas em shoppings. No total, 163 marcas distintas foram mapeadas, e entre as que mais se destacaram neste trimestre estão: Live!, Farm, Hering, Loungerie e Reserva.

Além disso, a Abrasce realizou o estudo “Mix dos shoppings: impacto das franquias”, com a AGP Pesquisas, para mapear as marcas presentes nos shopping centers do Brasil. O levantamento, que abrangeu 98% dos 639 shoppings do país entre 18 de fevereiro e 20 de abril deste ano, teve como objetivo identificar o total de marcas e as mais presentes no setor.

A pesquisa adotou a metodologia de desk research, analisando os sites dos shoppings para levantar dados sobre as marcas e seus segmentos. O estudo identificou cerca de 25 mil marcas distintas (franquias e não franquias), com 94% categorizadas de acordo com o Plano de Mix da Abrasce, atualizado em 2022. Com o apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi possível fazer uma análise com foco em franquias também, proporcionando uma visão detalhada do impacto do sistema de franchising no setor de shoppings.

Entre os principais pontos, destaca-se que em 2014, quando esse estudo foi realizado pela primeira vez, o número de marcas distintas era de 18,4 mil; 10 anos depois, observou-se um crescimento significativo de 35%, totalizando cerca de 25 mil marcas presentes em shoppings.

A categoria alimentação lidera com mais de 4,4 mil marcas distintas, o que representa aproximadamente 18% do total de marcas. Na sequência, aparecem os segmentos de serviços e conveniência com 3.825 mil marcas (15,4%) e vestuário com 3.819 marcas (15,3%).

Dentre as 50 marcas mais presentes nos shoppings, destaca-se a forte presença das franquias nesse contexto, representando 36 das principais, o que evidencia a relevância do modelo dentro dos empreendimentos.

Dentre as 1.395 marcas afiliadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF), 530 têm presença em shoppings, correspondendo a 38% do total de marcas da entidade. Considerando uma marca por empreendimento, as franquias representam mais de 27% das lojas nos shopping centers em geral, distribuídas em 10 categorias principais.

O estudo destaca ainda que, das 13 marcas que estão presentes em mais de 50% dos shoppings, nove são franquias. Além disso, entre as categorias, considerando o total de lojas em shoppings, observa-se que as categorias com maior peso das franquias são: calçados (55%), alimentação (48%) e perfumaria e cosméticos (44%).

Em termos de representação de franquias nos empreendimentos, O Boticário lidera, estando presente em 76% dos shoppings em operação no país. Em seguida, destacam-se Cacau Show (71%), Chilli Beans (62%), Burger King (61%), McDonald’s (58%), Lupo (55%), Espaço Laser (54%), Havaianas (52%), Hering (50%) e CVC (48%).

O início do ano foi positivo para o setor de franquias no país. Segundo a ABF, o segmento superou as expectativas em 2023 e cresceu 13,8%, alcançando um faturamento de R$ 240,661 bilhões, 195,8 mil operações (6,2%) e 3,3 mil marcas franqueadoras (3,6%). A projeção para 2024 é de um crescimento em faturamento da ordem de 10%.

Fonte: https://monitormercantil.com.br/shoppings-mais-de-1-000-marcas-inauguram-novas-lojas-no-primeiro-trimestre/