19/10/09 11h41

Shoppings abrirão número recorde de vagas para o Natal

DCI

Na preparação do varejo para as vendas de Natal, lojistas de shopping centers aceleram a contratação de temporários para vagas de atendimento ao cliente, vendedor, estoquista e caixas. Neste fim de ano, serão 180 mil postos de trabalho abertos em shoppings do País, aponta levantamento feito pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce). Na comparação ao ano passado haverá um aumento de 25% nos postos de trabalho abertos em lojas e áreas administrativas dos estabelecimentos (segurança e limpeza). O crescimento das ofertas de oportunidades para temporários no final do ano é reflexo do otimismo vivido pelo varejo, da inauguração de 11 novos shoppings e do sucesso nas vendas de presentes no Dia da Criança, que este ano cresceu 10% em relação ao do ano passado.

Segundo Jonas Fortes, superintendente do Shopping Metrô Itaquera, a demanda crescente de clientes no estabelecimento, principalmente, nos próximos dois meses, com a chegada da decoração natalina e o surgimento de promoções para as festas de fim de ano farão necessária a contratação de 900 colaboradores para trabalhar apenas durante o período de novembro e dezembro. No total, os lojistas do shopping pretendem contratar 250 temporários a mais que em 2008.

No Shopping Center Norte a tendência é também de aumento nas contratações, em torno de 20% em comparação com o mesmo período do ano passado; o que corresponde a 1.200 oportunidades temporárias de emprego, para atender a 189 mil clientes por dia nos próximos dois meses, um crescimento de 5% comparado com o Natal anterior. Também na capital paulista, os Shoppings Pátio Paulista e Tatuapé têm lojistas com aproximadamente mil vagas (em cada mall) e os interessados a se candidatar devem procurar diretamente aos lojistas.

Para Guilherme Dietze, economista da Fecomércio-SP, a contratação de efetivos no varejo deve fechar o ano com saldo de 58 mil a 60 mil postos de trabalho, 7% frente ao ano anterior. Para ele o crescimento na disponibilização de vagas no comércio é fruto do bom momento vivido pelo varejo, com a ampliação do crédito para as classes B, C, e D, que devem comprar principalmente produtos eletrônicos.

Levantamento de setembro da Fecomércio-SP mostra os varejistas otimistas para o fim de ano. No primeiro Natal pós-crise, 77% pretendem aumentar ou manter as encomendas para o Natal. 39% afirmam que os estoques serão maiores que ano passado e 44% pretendem manter o de 2008.