05/07/07 10h42

Shell volta a abrir postos no Brasil

O Estado de S. Paulo - 05/07/2007

Sete anos após vender parte de sua rede de postos no Brasil para a italiana Agip, a petroleira anglo-holandesa Shell decide voltar a crescer no setor e avisa: quer ampliar sua participação de mercado de 11,5% para pelo menos 15%. A empresa, que comemora hoje 100 anos da formação do grupo Royal Dutch Shell, também demonstra forte interesse na busca por reservas de gás natural. A mudança de rumos no mercado de combustíveis, afirma o presidente da companhia no País, Vasco Dias, é fruto do fortalecimento do setor, com o fim da indústria das liminares judiciais - que contribui para a proliferação de distribuidoras irregulares no mercado - e a redução dos níveis de adulteração. Dias apresenta números para garantir que a Shell não está abandonando o País: a companhia inaugura cerca de 200 postos por ano e espera fechar 2007 com um volume de vendas 30% superior ao registrado em 2004. Hoje, a Shell tem 2.290 postos. O crescimento vem se dando na cooptação de revendedores bandeira branca (postos que operam sem exclusividade de distribuidora) para a marca Shell. Até agora, não houve aquisições de outras redes. Segundo Dias, pesquisas indicam que a marca Shell é a preferida de 25% dos consumidores, apesar de a empresa ter 11,5% do mercado de combustíveis no Brasil. Até 2010, a meta é atingir 15%, o que representaria um crescimento equivalente ao tamanho da distribuidora AleSat, maior rede independente do País. Este ano, a empresa planeja investir US$ 200 milhões em combustíveis e lubrificantes, sendo 10% voltados para a construção de infra-estrutura para a distribuição de biodiesel. A companhia desenvolve projetos de produção usando resíduos de biomassa, incluindo de cana até madeira.