Shell terá rede de lojas de serviços automotivos
Folha de S. PauloA Shell vai trazer para o Brasil a rede americana Jiffy Lube, especializada em lubrificantes, troca de óleo e serviços automotivos.
O grupo anglo-holandês planeja abrir no país aproximadamente 200 lojas em três anos por meio de franquias, mas não revela os investimentos iniciais no projeto.
A companhia tem cerca de 2.000 pontos nos Estados Unidos e no Canadá com a mesma bandeira. São unidades que atuam de forma independente dos postos de combustíveis, com endereços próprios, principalmente em áreas urbanas.
A entrada no país ocorrerá por meio de três operações na cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.
"Vamos trabalhar com essas lojas até junho, em uma espécie de projeto-piloto, para fazer as adaptações necessárias do modelo ao mercado brasileiro", afirma Guilherme Perdigão, vice-presidente de lubrificantes para a América Latina da Shell.
A cidade paulista foi escolhida para o início das operações por causa de características como o volume de veículos em circulação e o nível de consumo da população.
Tendo como principal atividade a troca de óleo, a rede servirá como um novo canal para os lubrificantes do portfólio da multinacional. "É uma forma de agregar serviços aos nossos produtos."
O Brasil é o quinto maior mercado de lubrificantes para a companhia, atrás de Estados Unidos, China, Alemanha e Índia. O grupo tem uma fábrica no Rio de Janeiro.