Setur-SP promove capacitação com foco no turista sênior
Guarujá abre a série de seis roadshows destinados a agentes de viagem em destinos paulistas com a missão de preparar os profissionais do setor para atender os viajantes mais maduros
Secretaria de Turismo e Viagens de SPA Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a editora Melhor Viagem 60, promove nesta terça-feira, 8, no Guarujá, o Road60 SP. Trata-se do primeiro de uma série de encontros itinerantes que oferecem capacitação profissional para agentes de viagens e profissionais do turismo que desejam compreender o perfil para atender melhor o turista sênior.
Na programação do Road60 estão palestras que abordam as necessidades e os desejos deste público, ministradas por líderes como o jornalista Irineu Ramos, mestre em comunicação e especialista no público 60 ; e por Thiago Akira, especialista em estratégicas de marketing digital. Também haverá workshop de destinos e meios de hospedagem.
“O público 60 é muito importante para o turismo do Estado de São Paulo porque inclui um público que chega à maturidade com independência financeira, qualidade de vida, tempo e vontade para dedicar às viagens”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. A Setur-SP participou recentemente do Expo Fórum Longevidade e lançou o Guia Turismo da Maturidade (https://www.turismo.sp.gov.br/guia-da-maturidade-sp), reúne 70 destinos inclusivos para o público maduro.
Neste primeiro roadshow haverá rodada de negócios entre agentes de viagem e parceiros do evento, uma oportunidade para fortalecer os relacionamentos comerciais e fechar novos negócios; e um coquetel de encerramento para confraternização e networking. Além do Guarujá, o Road 60 passará por seis cidades paulistas, atendendo cerca de 120 profissionais em cada município.
O impacto do público 60 no turismo
Os turistas brasileiros com mais de 60 anos têm um gasto médio 25% maior em viagens se comparado com outras faixas etárias, conforme estudo realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). O aumento da renda disponível e uma busca maior por viagens depois da aposentadoria têm contribuído para esse crescimento. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil aumenta e, até 2040, a população acima de 60 anos deve representar cerca de 25% de toda a população.
Fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=4603&cod_menu=4603