15/04/25 15h45

Setur-SP firma parcerias estratégicas, divulga estudo sobre mercado aéreo e lança passaporte ferroviário na WTM

As ações acontecem no primeiro dia do maior evento de turismo da América Latina, na capital paulista

Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

De 14 a 16 de abril, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participa da WTM Latin America, o maior evento turismo da América Latina, que acontece no Expo Center Norte, na capital paulista. Na segunda-feira, 14, a Setur-SP fará três grandes anúncios em seu estande (J05).

O primeiro deles é a assinatura de um protocolo de intenções com os parques tecnológicos de Santos, São José dos Campos e Sorocaba. O objetivo é realizar novas parcerias para a Academia do Turismo SP, programa de qualificação profissional da Setur-SP que tem o objetivo de capacitar profissionais do turismo e suprir a demanda crescente do setor por mão de obra qualificada.

Com o protocolo de intenções, os parques tecnológicos e Secretaria poderão desenvolver ferramentas educacionais; incentivar a adoção de tecnologias e inovação para apoiar a sustentabilidade e novas soluções no turismo, entre outras ações. A assinatura acontecerá às 15h, com a presença do secretário Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens, representantes dos parques tecnológicos.

Depois, às 16h30, a Setur-SP e a Embratur realizam encontro para celebrar a parceria que prevê a troca de informações e estudos sobre o fluxo de turistas internacionais nos aeroportos brasileiros entre 2018 e 2025. Na ocasião, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, compartilhará estudo que mostra as tendências e fluxo de turistas internacionais.

Por sua vez, o secretário Roberto de Lucena compartilhará estudo do CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo) realizado com dados da Embratur, que confirma a posição de liderança do Estado de São Paulo como maior hub aéreo da América Latina e do Hemisfério Sul.

Em seguida, às 17h, a Secretaria de Turismo e Viagens lança um produto inédito para fomentar viagens de trens turísticos pelo Estado: o Passaporte Ferroviário de São Paulo. O passaporte ferroviário é um verdadeiro guia para o viajante, pois conta com mapa que mostra os trechos de trens turísticos em 12 municípios paulistas.

No passaporte, o viajante também tem à disposição uma lista com 14 atrativos do Estado de São Paulo ligados ao turismo ferroviário. São opções como o Trem da República, que percorre o trecho Itu-Salto; o Trem dos Operários, em Sorocaba; e a linha Campinas-Jaguariúna. Inclusive, ao apresentar o passaporte ferroviário nestes e em outros trechos selecionados, o passageiro ganha descontos no ticket, que vão de 10 a 20%.

“São entregas importantes, voltadas para segmentos estratégicos do turismo paulista. Estamos investindo em soluções tecnológicas e sustentáveis para a Academia do Turismo SP; analisando o fluxo de turistas internacionais, para melhor atender esses viajantes; e fomentando viagens de trens turísticos. Neste caso, o objetivo é que o visitante, e principalmente, o paulista, redescubra o turismo ferroviário e conheça as belezas do nosso Estado de um jeito único”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens.

Todos os anúncios acontecem no estande da Secretaria, espaço que também terá uma programação especial. Haverá a promoção e divulgação de destinos turísticos paulistas. Estarão presentes 12 regiões turísticas do Estado, além do Visite São Paulo Convention Bureau e representantes de nove segmentos do turismo paulista, como o afroturismo e o turismo de aventura. 

Ainda no estande, haverá ativações gastronômicas com os vinhos e cafés de São Paulo em espaços exclusivos, além do tradicional lanche de mortadela e o caldo de cana, típicos da capital paulista. A equipe técnica da Secretaria divulgará ações e vídeos promocionais da pasta, e haverá agendamento de reuniões. Para fechar a programação de segunda-feira, 14, com chave de ouro, a Banda do Metrô se apresenta no estande da Setur-SP às 19h.

Voltado para profissionais do turismo de todas as nacionalidades, a WTM reúne agências de viagens, operadoras de turismo, destinos, companhias aéreas e marítimas, empresas de tecnologia, entre outros, e apresenta as últimas tendências e novidades do setor. Além disso, é uma grande oportunidade de fazer networking e fechar novos negócios.

 

https://www.turismo.sp.gov.br/setur-sp-firma-parcerias-estrategicas-divulga-estudo-sobre-mercado-aereo-e-lanca-passaporte-ferroviario-na-wtm-1