Setor produtivo de Saúde apresenta avanço em 2023 em Araçatuba, afirma professor
Primeiro trimestre deste ano consolida crescimento do complexo produtivo do segmento; diversificação das atividades e aumento de empreendimentos fortalecem a economia local
Folha da RegiãoNo primeiro trimestre de 2023, o setor produtivo da Saúde em Araçatuba apresentou avanços em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com pesquisa da plataforma “Observatório Econômico: Indicadores para o Desenvolvimento Local”, houve aumento de 36,2% no total de empresas estabelecidas no segmento, passando de 58 em 2022 para 79 em 2023.
Além disso, o setor registrou um saldo positivo de 39 postos de trabalho durante os dois primeiros meses do ano, evidenciando seu crescimento e impacto na economia local.
Entre as empresas recém-abertas, 75 (94,94%) estão classificadas como microempresas (MEs), enquanto 3 (3,8%%) são Empresas de Pequeno Porte (EPPs).
O professor Marco Aurélio Barbosa de Souza, especialista em economia local e regional e docente da FAC-FEA, explica que o setor produtivo econômico da saúde abrange todas as atividades relacionadas à prestação de serviços, produção e comercialização de bens voltados para a saúde e bem-estar da população.
“Esse setor é essencial para o desenvolvimento e a manutenção da qualidade de vida das pessoas, além de ser uma importante fonte de empregos e investimentos. Ele engloba atendimento médico e hospitalar, incluindo hospitais, clínicas, consultórios médicos e laboratórios de análises clínicas", explica.
"Além de incluir atendimento odontológico, farmacêuticas e farmácias, responsáveis pela produção e comercialização de medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e outros insumos relacionados à saúde, e também equipamentos e dispositivos médicos, entre outros”, informa Souza.
No que diz respeito aos empreendimentos estabelecidos em Araçatuba em 2023, as atividades que se destacaram incluem atividade médica ambulatorial restrita a consultas e fornecimento de infraestrutura de apoio e assistência a pacientes no domicílio, ambas com 15 empresas.
Também obtiveram destaque psicologia e psicanálise, com 10 empreendimentos; odontologia, com oito estabelecimentos; pronto-atendimento e unidades hospitalares para urgências, atividade de atenção ambulatorial não especificada, fisioterapia e terapia ocupacional, com quatro negócios cada; e atividades médicas ambulatoriais e fonoaudiologia, com três.
Também constam no levantamento corretores e agentes de seguros e planos de saúde, atendimento hospitalar e profissionais de nutrição, entre outras atividades relacionadas ao setor de saúde. Essa diversidade de empreendimentos demonstra o potencial de crescimento e consolidação do setor produtivo econômico da saúde em Araçatuba, conforme o professor.
Quanto à localização dos empreendimentos, a Vila Mendonça liderou o ranking, abrigando 10 empresas. O Centro recebeu sete empreendimentos, os bairros Higienópolis e Jardim Nova Iorque abrigaram cinco e o Jardim Ipanema quatro, entre outros.
O complexo produtivo da saúde é essencial para o crescimento econômico de uma cidade, uma vez que gera empregos diretos e indiretos, melhora a qualidade de vida da população e atrai novos investimentos e profissionais para a região.
Além disso, o progresso do setor impulsiona a criação de novas empresas e a diversificação de atividades econômicas, consolidando Araçatuba como um polo de saúde regional e colaborando para o desenvolvimento sustentável do município.
Inteligência
A Plataforma “Observatório Econômico” tem como objetivo atender às necessidades do município na obtenção de dados atualizados, precisos e integrados. Essas informações são fundamentais para embasar projetos, ações e melhorias nas políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento econômico local.
Fonte: https://sampi.net.br/aracatuba/noticias/2760936/aracatuba/2023/05/setor-produtivo-de-saude-apresenta-avanco-em-2023-em-aracatuba-afirma-professor