Setor pet registra 150 novos empreendimentos na região em 2024
Folha da RegiãoO setor pet continua em expansão na região de Araçatuba, com a instalação de 150 novos empreendimentos em 2024, um crescimento de 3,5% em relação a 2023. O levantamento foi realizado pelo Laboratório de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional (LAB-EMP).
O centro de pesquisas, pertencente à Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FAC-FEA), utilizou como base dados da Receita Federal. Os resultados, segundo a direção do laboratório, evidenciam o potencial e as oportunidades de investimento no segmento pet na região.
Entre os principais setores de atuação, a pesquisa identificou que 86 estabelecimentos (57,3%) pertencem ao comércio, 57 empresas (38,0%) atuam no setor de serviços, cinco empreendimentos (3,3%) são da agropecuária e duas unidades (1,3%) compõem o setor industrial.
A pesquisa ainda apontou que seis atividades concentraram os novos investimentos no setor: 83 empresas de comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentos para pets (55,3%), 49 de higiene e embelezamento de animais domésticos (32,7%), oito de alojamento (5,3%), cinco de criação (3,3%), três de comércio atacadista de alimentos (2,0%) e duas de fabricação de alimentos (1,3%).
Microempresas
Outro dado relevante é que 98,7% das novas empresas abertas são microempresas (ME), sendo que 83,0% são microempreendedores individuais (MEI), reforçando a importância dos pequenos negócios no setor.
Em relação à distribuição geográfica dos novos negócios, Araçatuba liderou a criação de empresas, com 44 novos estabelecimentos, seguida por Birigui (31), Penápolis (12), Guararapes (8) e Andradina (7).
O professor Arthur Bezerra Júnior, doutor em direito econômico e docente da FAC-FEA, destaca a relevância desse crescimento: "Os resultados confirmam a importância do empreendedorismo e do fortalecimento do ambiente de negócios na região”, afirma.
“Pequenos e médios empreendedores estão cada vez mais atentos às oportunidades do mercado Pet, setor que apresenta um crescimento contínuo e sustentável. A expansão de novos negócios gera emprego, movimenta a economia local e fortalece a estrutura produtiva regional", diz.