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Setor movimentou US$ 5 bilhões no ano passado

Gazeta Mercantil - 16/01/2009

O setor de produtos de limpeza cresceu 6,5% no ano passado, para um faturamento de R$ 11,4 bilhões (US$ 5 bilhões), conforme levantamento feito pela Associação Brasileira de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla). O desempenho fez o Brasil se tornar o maior mercado da América Latina, superando o México. Além das vendas internas, as fabricantes brasileiras do setor também têm intensificado as vendas ao exterior. Em 2008, as exportações de produtos de limpeza somaram US$ 305 milhões, alta de 13% ante o ano anterior. O segmento de água sanitária e alvejantes clorados é um dos líderes de venda. O consumo per capita é de 2,24 litros por ano. Em 2007, dado mais recente disponível, foram vendidas 460,3 mil toneladas do produto, o que corresponde a um crescimento de 5,6% ante o volume comercializado um ano antes. Com isso o faturamento com o produto somou R$ 695,4 milhões (US$ 360.3 milhões), alta de 11% na comparação com 2006. Apesar do volume significativo computado pela Abipla, a associação afirma que a água sanitária é o produto de limpeza mais comercializado pelo mercado informal. Um estudo realizado em 2001 a pedido da entidade indicou que cerca de 40% da água sanitária comercializada no País era de produtos clandestinos. Ainda hoje a entidade coloca o combate à clandestinidade como um dos principais focos de atuação e participa do Fórum Nacional Contra Pirataria e Ilegalidade.