31/03/11 15h23

Setor lácteo é destaque durante encontro com delegação da Nova Zelândia

Representantes do governo neozelandês buscam aproximação comercial com o Estado São Paulo

O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, recebeu, nesta quarta-feira, 30 de março, na sede da agência, uma delegação da Nova Zelândia, chefiada pelo diretor-executivo e secretário de Relações Exteriores e Comércio, John Allen, para um encontro sobre potenciais investimentos neozelandeses no Estado. A reunião contou com a participação do embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Mark Trainor e do cônsul-geral daquele país em São Paulo, Jeff McAlister.

Durante a reunião foram debatidos os interesses em comum entre os setores econômicos da Nova Zelândia e de São Paulo. O setor de laticínios foi destaque, pela importância que tem, devido ao alto nível de desenvolvimento e pelo possível interesse de investimentos de empresas neozelandesas.

Almeida apresentou o trabalho da agência e os benefícios de se investir no Estado. Além disso, ressaltou a importância dos setores de petróleo e gás, que desde a descoberta do pré-sal é um dos focos das delegações que visitam São Paulo, e de infraestrutura, que está em destaque por causa da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. “As pessoas viviam dizendo que o Brasil era o país do futuro, hoje somos o país do presente. O trabalho da Investe São Paulo é mostrar isso para os outros países e ajudar as empresas a investirem no Estado”, destacou o presidente da Investe SP.

Segundo John Allen, a Nova Zelândia possui um avançado desenvolvimento agroindustrial, especialmente no setor de laticínios. Além de sofisticada, a tecnologia que os neozelandeses desenvolveram é sustentável e existe o interesse de trazê-la para São Paulo. “Hoje, de toda energia que produzimos 70% é de fontes renováveis, inclusive já há empresas do nosso país produzindo energia por meio de biomassa em São Paulo. A agroindústria, o setor de laticínio, desde a produção até a logística, também possuem tecnologia verde e são áreas muito desenvolvidas na Nova Zelândia, que podem ser trazidas para cá”, afirmou.

Esse foi o primeiro contato da Investe São Paulo com o secretário de Relações Exteriores e Comércio da Nova Zelândia. Allen afirmou que levará as informações que recebeu para os empresários neozelandeses e que achava muito importante manter essa ligação para aproximar São Paulo de seu país.