27/08/24 15h18

Setor Florestal Brasileiro Registra Alta na Balança Comercial no Primeiro Semestre

Aumento nas exportações de celulose, papel, painéis de madeira e compensados impulsiona resultados positivos

Portal do Agronegócio

O setor florestal brasileiro encerrou o primeiro semestre de 2024 com um saldo positivo de US$ 7 bilhões na balança comercial, refletindo um crescimento de 14,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Mosaico Ibá, boletim elaborado pela Indústria Brasileira de Árvores. O incremento nas exportações de produtos florestais foi de 13,8%, enquanto as importações aumentaram 3%.

A celulose, principal produto exportado pelo setor, registrou um aumento significativo no segundo trimestre de 2024, após um primeiro trimestre estável em comparação anual. As vendas externas de celulose cresceram 19% em relação aos seis primeiros meses de 2023, alcançando US$ 4,95 bilhões.

As exportações de papel também mostraram um avanço de 5,2% em relação ao ano anterior, somando US$ 1,27 bilhão. A venda de painéis de madeira teve uma expressiva alta de 50,8% no semestre, totalizando US$ 218,3 milhões.

No que diz respeito à produção, foram produzidas 12,7 milhões de toneladas de celulose no primeiro semestre, um aumento de 5,9% em relação ao período sazonal anterior. A produção de papel atingiu 5,7 milhões de toneladas entre janeiro e junho, com uma alta de 6,5%. Destaca-se a produção de papel para embalagem, que cresceu 10,3%, somando 3,2 milhões de toneladas.

O setor de árvores cultivadas desempenha um papel crucial na economia brasileira, representando 4% da balança comercial do país no primeiro semestre deste ano e ocupando a quarta posição entre os itens das exportações do setor agropecuário. No total, a participação do setor florestal na balança comercial do agronegócio foi de 8,1% nos primeiros seis meses de 2024.

Principais Mercados

A China continua sendo o principal destino dos produtos florestais brasileiros, liderando a lista com compras no valor de US$ 2,1 bilhões, dos quais 95% correspondem a celulose. Em 2024, a China aumentou suas aquisições dos três principais produtos exportados pelo setor: celulose (+11,7%), papel (+140,2%) e painéis de madeira (+104,8%).

A Europa segue como o segundo maior mercado, com um crescimento de 27,1%, totalizando US$ 1,84 bilhão. A América do Norte registrou um aumento de 14,9% em suas compras de produtos florestais, alcançando US$ 1,76 bilhão.

"Observamos um crescimento consistente nos principais mercados, como China, Europa e América do Norte," afirma Paulo Hartung, presidente da Ibá. "O Boletim Mosaico evidencia a importância do setor nacional de árvores cultivadas como fornecedor global desse insumo. A transição para uma economia de baixo carbono está se tornando cada vez mais relevante, e o Brasil se destaca com produtos renováveis, recicláveis e biodegradáveis, reafirmando seu compromisso histórico com a sustentabilidade."

Fonte: https://www.portaldoagronegocio.com.br/florestal/mercado-florestal/noticias/setor-florestal-brasileiro-registra-alta-na-balanca-comercial-no-primeiro-semestre