27/03/12 16h41

Setor enérgico é destaque em seminário sobre oportunidade de investimento para delegação de Houston

Prefeita de Houston, Annise Parker, lidera comitiva da região, que abriga mais de 3,5 mil empresas relacionadas ao setor de energia, além de se destacar na área aeroespacial, em ciências médicas e biotecnologia

Uma delegação de empresários e representantes de governo de uma das dez regiões metropolitanas mais populosas dos Estados Unidos, Houston, participou nesta terça-feira, 27 de março, de um seminário sobre oportunidades de investimento no Estado de São Paulo. Liderada pela prefeita de Houston, Annise Parker, a comitiva foi recebida no Palácio dos Bandeirantes pelo presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, pelo subsecretário de Petróleo e Gás da Secretaria Estadual de Energia, Henrique Gross, e pelo assessor especial para Assuntos Internacionais, Rodrigo Tavares.

“Estamos muito interessados nessa parceria, tanto em levar as empresas daqui para investir em Houston, quanto em trazer as empresas de lá para investir aqui”, disse a prefeita. Ela ressaltou o know how da região na área de energia. Atualmente, Houston abriga mais de 3,5 mil empresas relacionadas ao setor de energia; mais de 190 na área de biotecnologia e ciências médicas e mais de 150 destinam-se à fabricação de aeronaves e veículos espaciais.

“A Investe São Paulo está buscando atrair novos investimentos nesses setores em que a economia de Houston se destaca, pois são também setores estratégicos para o Estado de São Paulo”, explicou Almeida. Ele mostrou as vantagens competitivas do Estado, abordando a diversidade econômica de São Paulo, a excelente infraestrutura existente, a qualificação da mão de obra e os investimentos relevantes em pesquisa e desenvolvimento. “13% das receitas do Estado são destinadas à pesquisa e desenvolvimento. É o maior montante de investimento de toda a América Latina”, afirmou.

Almeida também enfatizou a relevância das parcerias público-privadas, da criação da Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP) e as oportunidades de investimento no setor de petróleo e gás. “Mais de 40% da cadeia de fornecedores do setor está localizada em São Paulo, mas temos que aumentar nossa capacidade de suprir a demanda futura. Considerando-se a necessidade de ampliar essa cadeia com conteúdo local, trata-se de uma excelente oportunidade para os investidores”, explicou.

Já Tavares relatou o esforço do Estado em estabelecer uma intensa política de relacionamento internacional. “Estamos buscando constantemente compartilhar nossas melhores práticas em várias áreas de atuação, não somente com o objetivo de atrair investimentos. Somos o Estado da América do Sul mais empenhado nesse esforço”, afirmou.

No final do seminário, os empresários e representantes de estado tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas. A maioria deles estava interessada em obter mais detalhes sobre o setor de petróleo e gás.