18/11/10 10h46

Setor de tintas registra alta de 16% no saldo da balança

DCI

O setor de tintas e vernizes registrou crescimento de 16% na balança comercial nos nove meses deste ano, em relação a igual intervalo de 2009. As importações totalizaram, até setembro, cerca de US$ 185 milhões, e o volume de exportações somou US$ 117 milhões, segundo o Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp).

De acordo com a entidade, os dados são coletados trimestralmente com base no acompanhamento e na análise das informações fornecidas pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, que indicam também a balança comercial no âmbito do Mercosul. Para os países que compõem o bloco, foram exportadas em média 19,6 toneladas de produtos; já as importações responderam pelo montante de 2,3 mil toneladas de tintas e vernizes.

Em volumes totais, de janeiro a setembro, foram importadas, 32,9 mil toneladas, com expectativa de alcançar, ainda este ano 43,8 mil toneladas. O valor representa crescimento de mais de 23% em comparação a 2009. Até o mês de setembro, foram exportadas 39,8 mil toneladas, com projeção de chegar a 53,1 mil toneladas até dezembro, incremento de 9% se comparado a dados do ano passado.