30/05/23 13h44

Setor de TI puxa investimentos no estado de São Paulo no primeiro quadrimestre

Ipesi

Desde 2021, os investimentos anunciados para o setor de serviços no estado de São Paulo vêm seguindo trajetória ascendente, acumulando o total de R$ 47,2 bilhões, de acordo com os dados da Pesquisa de Investimentos do Estado de São Paulo (Piesp), realizada pela Fundação Seade. O valor apurado nos primeiros quatro meses de 2023 foi o mais elevado no período, decorrente dos investimentos no setor de tecnologia de informação no interior do estado.

Mais de um terço dos investimentos (R$ 16,3 bilhões) direcionaram-se a serviços de informação (especificamente, data centers para armazenar e processar dados de terceiros). Na sequência, vêm atividades imobiliárias, com novos empreendimentos comerciais (R$ 9,1 bilhões), locação de veículos (R$ 6,4 bilhões), serviços de saúde (R$ 4,3 bilhões), de alojamento (R$ 2,7 bilhões) e de intermediação financeira (R$ 1,5 bilhão). Os demais subsetores somaram outros R$ 7 bilhões.

Entre as empresas, o maior valor corresponde ao data center da CloudHQ, em Paulínia (R$ 15,6 bilhões). Outros destaques envolveram empreendimentos na capital paulista, como os complexos multiuso Urman, Cidade Center Norte e Alto das Nações, a nova unidade hospitalar Albert Einstein, o hotel Rosewood, a área de esportes e lazer Beyond The Club e o centro de eventos Distrito Anhembi. Também foram anunciadas expansão da frota da locadora Movida e modernização do Itaú Unibanco, ambos com sede em São Paulo.

No período analisado, quase 60% dos recursos anunciados para os serviços destinaram-se à Região Metropolitana de São Paulo (R$ 27,9 bilhões). Outros 36,7% (R$ 17,3 bilhões) referem-se à RA de Campinas, enquanto os 4,1% restantes foram distribuídos entre as regiões de Barretos (R$ 615 milhões), Ribeirão Preto (R$ 311 milhões), São José do Rio Preto (R$ 256 milhões), São José dos Campos (R$ 246 milhões), Bauru (R$ 194 milhões), Santos (R$ 108 milhões), Central (R$ 100 milhões), Sorocaba (R$ 92 milhões) e Araçatuba (R$ 7 milhões).

Fonte: https://ipesi.com.br/setor-de-ti-puxa-investimentos-no-estado-de-sao-paulo-no-primeiro-quadrimestre/