23/11/09 11h41

Setor de TI começa a se mobilizar para Olimpíada

Valor Econômico

Companhias brasileiras de tecnologia da informação (TI) estão se unindo para identificar oportunidades e oferecer produtos e serviços para os grandes eventos esportivos que vão acontecer no país, como os Jogos Olímpicos em 2016 e antes, em 2011, os Jogos Mundiais Militares. "O Rio realizou o Pan-Americano e apenas poucas empresas contribuíram oferecendo soluções, mas foram todas muito pontuais. Não aproveitamos a oportunidade. Desta vez resolvemos nos antecipar", diz Ilan Goldman, presidente da divisão fluminense da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro-RJ). A associação, uma das mais tradicionais do setor. foi criada em 1976 e reúne mais de 200 associados no Rio. Em âmbito nacional, soma cerca de 1,4 mil sócios.

Segundo Goldman, para a apuração das competições esportivas já há uma seleção de fornecedores internacionais com atuação histórica. Trata-se de um campo em que não há espaço para novos competidores. Entretanto, há oportunidades para oferecer suporte a outras necessidades do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) relacionadas à realização do evento e que possam vir a se integrar ao projeto.

Goldman lembra que até 2016 as várias tecnologias sem fio disponíveis, o celular, a internet e a TV digital estarão em um patamar mais avançado. Por isso, novas soluções precisarão ser desenvolvidas para diferentes plataformas. Serão desafios que podem promover um salto importante para as companhias brasileiras criarem produtos e serviços.

Goldman diz que um produto já está na programação para ser desenvolvido: a criação de um portal de serviços em torno do Rio de Janeiro. O site será voltado aos visitantes e aos participantes dos jogos. A ideia é que o projeto, que vai oferecer informações variadas, possa se tornar uma espécie de portal da cidade, depois da realização da Olimpíada. O projeto prevê que além de informações sobre hotéis, pontos turísticos, restaurantes, cinemas, entretenimento e lazer em geral, o portal também ofereça serviços para ajudar quem perdeu o passaporte ou precisa de assistência médica, por exemplo.