Setor de shoppings deve investir R$ 500 milhões em Ribeirão Preto
Previsão é para os próximos dois anos
A Cidade - Ribeirão PretoMesmo diante de um cenário econômico retraído, a indústria de shopping centers espera investir R$ 500 milhões em Ribeirão Preto, até 2017, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
No ano passado, o valor total de vendas na 2014 foi de R$ 2 bilhões nos quatro empreendimentos em operação. Além disso, os shoppings geram aproximadamente 14,5 mil postos de trabalho no município.
“É um setor que investe bastante, tanto em expansão quanto em eventos. Não para nunca e está crescendo muito”, afirma Adriana Colloca, superintendente da Abrasce, que esteve ontem em Ribeirão para um fórum da entidade.
De olho no Natal
Por isso, mesmo diante de um cenário de retração econômica, a expectativa da associação, a nível nacional, é de um aumento de 6% nas vendas de final de ano.
“Neste ano de crise, os lojistas devem fazer o possível para desovar os estoques e atrair os consumidores para as compras, seja através de melhores preços ou facilidades de pagamento”, comenta.
Para o gerente de marketing do Novo Shopping, Márcio Almeida, a campanha de final de ano já surtiu efeito. “A expectativa de todos é a melhor possível”, diz.
O superintendente do Shopping Santa Úrsula, Julio César Souza, diz que o investimento deste ano para o Natal foi em uma decoração diferente e inusitada para atrair os consumidores, “e, com isso, alavancar as vendas no empreendimento”, conta ele (leia texto ao lado).
Interiorização
Segundo levantamento da Abrasce, pela primeira vez na história da indústria, o percentual de malls fora das capitais é maior, 49% dos shoppings estão localizados nos grandes centros contra 51% no interior.
Dos 11 shoppings programados para abrir entre 2015 e 2016 no Estado de São Paulo – entre já inaugurados e a inaugurar - sete estarão localizados fora da capital.
“O interior é um polo muito forte, uma região rica, com alto poder aquisitivo”, afirma a superintendente da Abrasce.
Campanhas de Natal terão sorteio de carros
Pensando em atrair os consumidores para o final de ano, os shoppings da cidade já anunciam as campanhas de Natal.
A do Shopping Iguatemi vai de 25 de novembro a 10 de janeiro, e sorteará quatro automóveis Mercedes - Benz, modelo GLA e presenteará os clientes com chocotones. A cada R$ 400 em compras, eles receberão um cupom para concorrer nos sorteios semanais.
No Shopping Santa Úrsula, a campanha que começa no final de novembro, sorteará um automóvel Jeep Renegade. Cada R$ 300 em compras, dará direito a um cupom. O sorteio será dia 26 de dezembro.
A campanha do Novo Shopping oferecerá seis mil prêmios instantâneos -panetone ou um kit personalizado com quatro taças para vinho - e quatro Renault Sandero Dinamique 1.6. A cada R$ 350 em compras, o cliente ganhará um bilhete “raspou, achou, ganhou”, além do cupom para concorrer aos carros. O sorteio será no dia 28 de dezembro. O RibeirãoShopping ainda não divulgou sua campanha.
Análise - Setor agrega serviços e ganha força
Os shoppings ganham força pois são espaços que, além de compras, agregam serviços e lazer. Assim, atraem clientes que acabam consumindo. Possuem uma estrutura com estacionamento e ar-condicionado, o que também é uma forma de atração do consumidor. Em Ribeirão, ainda existe o fator das obras travadas do calçadão, que fazem o Centro perder mais para os shoppings por conta da comodidade. Os dados de investimentos previstos para a cidade são positivos e mostram a visão inteligente do setor. O quadro de crise vai melhorar a partir do ano que vem e esses investimentos terão um bom retorno.