Setor de restaurantes abre 8 mil vagas formais e tem o melhor saldo positivo do ano
No acumulado do ano, o setor gerou 30.115 novos postos, com destaque para São Paulo, Rio e Minas Gerais
Mercado e ConsumoO setor de restaurantes registrou a abertura de 8.045 vagas formais de emprego em agosto de 2024. O saldo positivo foi o maior do ano até agora e marcou o sétimo mês consecutivo de crescimento no mercado de trabalho do setor. A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e a consultoria Future Tank analisaram os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
No acumulado do ano, o setor de alimentação fora do domicílio gerou 30.115 novos postos de trabalho formais, com destaque para São Paulo, responsável por 10.670 do total seguida por Rio de Janeiro (4.243) e Minas Gerais (3.414). Embora o Rio Grande do Sul tenha enfrentado o fechamento de 2.722 vagas no ano por causa das enchentes de abril e maio, o Estado apresentou sinais de recuperação, com a abertura de 555 vagas em agosto.
Uma das explicações para os bons resultados do estado paulista é o número de empresas paulista ativas do setor de setor de hotéis, bares e restaurantes. São mais de 500 mil em operação, cujo volume representa 7,7% do total de empreendimentos dos mais variados segmentos em funcionamento no território paulista, que chegou a 6,4 milhões em agosto deste ano, de acordo com a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp)
Entre as 27 unidades da federação, 23 registraram saldo positivo de empregos no mês avaliado. São Paulo (2.615), Minas Gerais (745) e Rio de Janeiro (586) lideraram o crescimento. Os quatro estados que tiveram fechamento de postos de trabalho foram: Distrito Federal (72), Pará (41) e Roraima (11).
“A expectativa é que, com a recuperação gradual da economia, o setor de bares e restaurantes continue gerando mais empregos nos próximos meses. A ANR segue de olho no mercado de trabalho e oferecendo análises para auxiliar os empresários no enfrentamento dos desafios econômicos”, destaca Fernando Blower, diretor-executivo da associação.