12/12/07 11h39

Setor de papel deve exportar mais e crescer com China

Folha de S. Paulo - 12/12/2007

As empresas que produzem celulose no Brasil não têm sofrido com dois fatores que costumam desagradar à indústria: o dólar desvalorizado e a China. O setor deverá fechar o ano com US$ 3 bilhões de exportações, um aumento de 20,8% nas vendas em relação a 2006. Quem sustenta os ganhos é a demanda chinesa, que manteve os preços da celulose aquecidos durante o ano. Na área de papel, as vendas externas cresceram 8,5%, com US$ 1,7 bilhão. Elizabeth de Carvalhaes, presidente da Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel), explica que o setor soube aproveitar bem a procura da China pela celulose para ganhar mercado. "Do nosso planejamento de US$ 14,4 bilhões de investimentos até 2012, já realizamos US$ 6,5 bilhões. Com o aprimoramento da tecnologia, vamos chegar a produzir 17,5 milhões de toneladas de celulose por ano".