01/06/10 10h44

Setor de food service projeta um avanço de até 15% no ano

DCI

Os dados do setor de food service no País têm crescido num ritmo acelerado nos últimos anos e, em 2010, a previsão é de comemorações. De acordo com Enzo Donna, diretor da ECD Consultoria, especializada na área, nos últimos cinco anos o setor vem crescendo exponencialmente e este ano deve registrar avanço de até 15%. Diariamente, 60 milhões de brasileiros realizam suas refeições fora de casa, ou seja, em torno de 32% da população do País, num montante anual de 22 bilhões de transações comerciais e faturamento em torno de R$ 420 milhões (US$ 233 milhões) por dia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o diretor executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Alberto Lira, só no ano passado, as redes independentes do food service apresentaram crescimento de 9,7%, enquanto as franquias cresceram 8,5%. "Em 2010 a expectativa é de que, com a retomada do setor no pós-crise, todos os segmentos de alimentação fora do lar apresentem expressivo crescimento." O clima de confiança dos investidores do setor foi de 94,4% no mesmo período de 2009, com expectativas de aumentar em até dois pontos percentuais neste ano, segundo pesquisa feita pela ECD.

Os restaurantes independentes foram os que mostraram mais interesse em investir no setor. Atenta a essa onda de crescimento do setor, a empresa Compass Group se consolida como líder mundial em serviços de alimentação em mais de 50 países e já cresceu 3% este ano. De seu market share, 16% são da marca GRSA; 9% entre Sapore e Puras e 8% para Sodexo. A GRSA, empresa de alimentação com o maior número de unidades franqueadas no Brasil, faturou entre 2008 e 2009 o montante de R$ 1,5 bilhão (US$ 833 milhões), servindo um milhão de refeições diariamente em cerca de 1.800 unidades, o que dá um consumo mensal de 32,5 mil toneladas de alimentos. O crescimento comercial no último ano fiscal, do período entre outubro de 2009 a março deste ano, resultou em 173 novos contratos para o grupo.

Também de olho no mercado, a International Meal Company (IMC), administradora da rede de restaurantes Viena, anunciou o investimento de R$ 20 milhões (US$ 11 milhões) na expansão da marca, e a ideia é abrir oito unidades do restaurante até dezembro, das quais duas já foram inauguradas -em São Paulo e Porto Alegre- e as seis outras estão previstas para São Paulo e Brasília, que receberá a primeira unidade da marca no início do segundo semestre. A rede Viena, que completa 35 anos, iniciou há três anos uma expansão fora dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nesse período, foram inaugurados 21 restaurantes, com investimento de aproximadamente R$ 24 milhões (US$ 13,3 milhões). Hoje, a marca tem 96 unidades e emprega quase três mil funcionários. Aproveitando o embalo da Copa do Mundo, a rede lançou a campanha "Torcida que faz bem", como estratégia de marketing para aumentar sua receita.