18/09/24 15h08

Setor de energia aumenta vinda de estrangeiros e facilita intercâmbio tecnológico no Brasil

Portos e Navios

O setor de energia é responsável por quase metade dos vistos de trabalho emitidos para estrangeiros no Brasil, com empresas de óleo e gás e energias renováveis liderando a demanda por profissionais internacionais. De acordo com levantamento da Fragomen, os crescentes investimentos no setor sugerem que a entrada de estrangeiros deve continuar a crescer, atraindo não apenas mão de obra, mas também investidores interessados em conhecer as práticas brasileiras.

"Esse cenário não é exclusivo do Brasil. Garantir a colaboração entre especialistas nacionais e internacionais posiciona o país de forma mais competitiva no mercado global de energia e também impulsiona a inovação tecnológica e pode ser a chave para a capacitação de mão de obra também na esfera do conhecimento", disse o Diogo Kloper, Diretor de Imigração da Fragomen no Brasil.

A vinda desses profissionais tem sido essencial para a expansão e modernização de refinarias, embarcações e plataformas de produção, desenvolvimento tecnológico como na geração de energia offshore e outras fontes alternativas.Essas dinâmicas impulsionam a capacitação local e o intercâmbio de conhecimentos, promovendo o avanço tecnológico e o desenvolvimento de talentos nacionais no mercado global de energia.

“Nestes mercados há diversos acordos para cooperação tecnológica, ou seja, a presença destes estrangeiros inclui uma troca de conhecimentos e treinamento da mão de obra nacional. A qualificação dos nossos profissionais, além de garantir um número mínimo de brasileiros para cada estrangeiro como determinado pelas leis vigentes, ainda coloca nossos talentos em condições de competir por vagas em outros países, elevando o padrão técnico dos profissionais brasileiros”, afirmou Kloper.

 

Fonte: https://www.portosenavios.com.br/noticias/offshore/setor-de-energia-aumenta-a-vinda-de-estrangeiros-e-facilita-intercambio-tecnologico-no-brasil